Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

IBM Research Brasil vai trabalhar com petrolífera no uso de IA para geologia

Por| 09 de Abril de 2019 às 08h19

Link copiado!

Divulgação
Divulgação
Tudo sobre IBM

A IBM Research Brasil fechou uma parceria com a empresa petrolífera Gazprom Neft para partilha de informações sobre geologia mundial. As duas são responsáveis por um projeto chamado Geólogo Cognitivo, em que pesquisadores da Gazprom Neft buscam otimizar processamento de informações geofísicas e dados geológicos.

As duas companhias assinaram um acordo de cooperação que envolve integrar tais tipos de dados obtidos pela petrolífera em cada estágio de exploração, entre eles informações sobre análise sísmica, poços, fotografias áreas e etc.

Com o acordo, a IBM também vai oferecer ferramentas de inteligência artificial para criar modelos que substituem os atuais de análises geológicas, além de técnicas de raciocínio probabilístico avançado para dar suporte e servir como modelo ao processo de tomada de decisões geológicas baseadas em dados.

"Os volumes de dados estão se tornando cada vez mais complexos. Por isso precisamos melhorar os processos de extração, fornecimento e análise de informações e encontrar novas oportunidades para usar metodologias de aprendizado de máquina. Para esse fim, estamos desenvolvendo uma solução digital única que pode levar a um avanço no trabalho com informações geológicas", afirma Alexei Vashkevich, diretor de exploração geológica e desenvolvimento de base de recursos da Gazprom Neft.

Continua após a publicidade

Em comunicado, a IBM afirma que a parceria deve ajudar a automatizar a rotina operacional de exploração e o processo de análise de dados geológicos para uso na exploração de petróleo ou atividades de promoção que não sejam relacionadas a projetos em águas profundas, no mar Ártico ou projetos de xisto.

Com mais agilidade, as empresas acreditam que um processo de implantação que ocorreria em seis meses pode passar a ser feito em apenas um, com as novas tecnologias e aporte de inteligência artificial.

A parceria entre as duas empresas foi assinada no final de 2018 durante o Fórum Econömico Mundial.