IBM Research Brasil vai trabalhar com petrolífera no uso de IA para geologia

Por Wagner Wakka | 09 de Abril de 2019 às 08h19
Divulgação
Tudo sobre

IBM

Saiba tudo sobre IBM

Ver mais

A IBM Research Brasil fechou uma parceria com a empresa petrolífera Gazprom Neft para partilha de informações sobre geologia mundial. As duas são responsáveis por um projeto chamado Geólogo Cognitivo, em que pesquisadores da Gazprom Neft buscam otimizar processamento de informações geofísicas e dados geológicos.

As duas companhias assinaram um acordo de cooperação que envolve integrar tais tipos de dados obtidos pela petrolífera em cada estágio de exploração, entre eles informações sobre análise sísmica, poços, fotografias áreas e etc.

Com o acordo, a IBM também vai oferecer ferramentas de inteligência artificial para criar modelos que substituem os atuais de análises geológicas, além de técnicas de raciocínio probabilístico avançado para dar suporte e servir como modelo ao processo de tomada de decisões geológicas baseadas em dados.

"Os volumes de dados estão se tornando cada vez mais complexos. Por isso precisamos melhorar os processos de extração, fornecimento e análise de informações e encontrar novas oportunidades para usar metodologias de aprendizado de máquina. Para esse fim, estamos desenvolvendo uma solução digital única que pode levar a um avanço no trabalho com informações geológicas", afirma Alexei Vashkevich, diretor de exploração geológica e desenvolvimento de base de recursos da Gazprom Neft.

Em comunicado, a IBM afirma que a parceria deve ajudar a automatizar a rotina operacional de exploração e o processo de análise de dados geológicos para uso na exploração de petróleo ou atividades de promoção que não sejam relacionadas a projetos em águas profundas, no mar Ártico ou projetos de xisto.

Com mais agilidade, as empresas acreditam que um processo de implantação que ocorreria em seis meses pode passar a ser feito em apenas um, com as novas tecnologias e aporte de inteligência artificial.

A parceria entre as duas empresas foi assinada no final de 2018 durante o Fórum Econömico Mundial.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.