Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

IA da IBM é colocada em teste em debate e perde para campeão mundial

Por| 12 de Fevereiro de 2019 às 13h29

Link copiado!

Divulgação/IBM
Divulgação/IBM
Tudo sobre IBM

A IBM colocou sua inteligência artifical em uma máquina chamada IBM Debater. A função é muito clara: permitir que ela participe de debates e apresente argumentos lógicos em uma discussão. Munida de um banco de dados vasto, é até fácil de acreditar que uma inteligência artificial como as que têm sido desenvolvidas pela IBM possam realmente sobreviver a um debate. Contudo, um primeiro teste da companhia mostra que isso ainda não é possível.

O IBM Debater foi colocado junto com Harish Natarajan, conhecido como campeão mundial de debate de 2016, em uma competição sobre se o governo deveria ou não subsidiar a educação pré-escolar. Apesar de mostrar “conhecimento” com base no conteúdo que tem em sua biblioteca, o aparelho ainda apanhou em algumas características meramente humanas como persuasão e argumentação.

Apesar de ter dificuldades nestes pontos, Natarajan acredita que é uma ferramenta poderosa de apoio ao debate, uma vez que é capaz de buscar de forma precisa algo em uma “pilha de informações”.

Competição

Continua após a publicidade

A disputa foi da seguinte forma: cada um dos lados tinha 15 minutos para se preparar, sendo que a máquina ainda contava com uma biblioteca de 10 bilhões de artigos e publicações. Assim, cada um construiu um argumento que poderia ser replicado pelo outro em turnos.

A decisão de vitória do rapaz chegou em voto do público. No começo, 79% eram a favor de que o governo subsidiasse este setor da educação, sendo que o número caiu 17% após o final da apresentação. Como Natarajan era a pessoa dedica a confrontar a ideia de subsídio, entendeu-se que ele foi melhor no debate.

Para isso, a IBM colocou no palco um PC com 28 núcleos de processamento e um total de 768 GB de memória RAM. O hardware ainda foi alimentado por quatro servidores com 64 GB de memória cada e 2 TB de armazenamento para dar conta do recado.

Apesar de não ser suficiente para fazer a plateia mudar de ideia, o IBM Debater conseguiu impressionar o mediador, John Donvan, por ser “impressionantemente charmoso e parecido com a fala humana”.

Continua após a publicidade

O debate foi realizado no IBM Think, evento da empresa em San Francisco, e deve ser o último do aparelho. Agora, a companhia quer transformá-lo em algo comercializável e mais próximo do público. “O Debater é legal e um excelente caso, mas nós devemos focar em como pegar esta tecnologia e transformar em algo viável”, aponta Ranit Aharonov, gerente do Project Debater.

Segundo ele, o processo já está em fase final para apresentação a possíveis consumidores, voltados principalmente a veículos de comunicação e setores do governo. Contudo, ainda deve demorar para chegar efetivamente como produto ao mercado.

Apesar de todas as dificuldades e necessidade de um hardware potente, o aparelho mostrou que pode impressionar ao questionar pontos que podem ser considerados muito humanos. Por exemplo, em um momento, o aparelho apontou um argumento bastante convincente: “dar oportunidades a pessoas menos afortunadas deveria ser uma obrigação moral de todo ser humano”.

Em alguns momentos, pode ser que um robô entenda mais sobre as nossa relações que nós mesmos.

Continua após a publicidade

Fonte: CNET