Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google vai destinar US$ 25 milhões a projetos de IA para o bem

Por| 29 de Outubro de 2018 às 18h01

Link copiado!

DepositPhotos/agsandrew
DepositPhotos/agsandrew
Tudo sobre Google

Nesta segunda-feira (29), a Google anunciou que, em 2019, vai separar US$ 25 milhões para apoiar projetos com inteligência artificial voltados para o bem em áreas humanitárias e ambientais. O programa chamado AI Impact Challenge ("Desafio do Impacto da IA", em tradução livre) pretende inspirar organizações neste sentido, com a ajuda da Google no que diz respeito a aprendizado de máquina.

A ideia não é exatamente inédita, já que outras gigantes como Microsoft e Amazon também promovem iniciativa similares. Ainda assim, é louvável destinar uma grana para bons projetos que, justamente, carecem de investimento nesta área.

Durante um evento realizado também nesta segunda, a Google apresentou projetos semelhantes aos que deseja inspirar e, em um deles, os sistemas da Google aprenderam a detectar o canto de baleias jubarte com 90% de precisão, usando 170 mil horas de gravações de áudio reunidas pelo governo dos Estados Unidos. Até então, esses áudios eram analisados manualmente, e "esta é a primeira vez que este conjunto de dados foi analisado de forma abrangente" contando com IA, de acordo com Ann Allen, ecologista do National Oceanic and Atmospheric Administration.

A ideia é identificar padrões nos cantos das baleias para determinar como os humanos afetam a migração desses animais e, eventualmente, uma análise automatizada em tempo real pode ajudar navios a evitar colisões com baleias, por exemplo. E o software da Google deve ser disponibilizado para organizações que trabalham nesta área, gratuitamente.

Continua após a publicidade

Os projetos devem ser inscritos no braço filantrópico da gigante — o Google.org — no dia 20 de janeiro de 2019, sendo, então, avaliados com base no total de possíveis beneficiários, viabilidade e considerações éticas.

Fonte: Reuters