Facebook quer ensinar inteligências artificiais a serem guias de turismo

Por Ares Saturno | 12 de Julho de 2018 às 12h11
Tudo sobre

Facebook

O Facebook está sempre testando novas tecnologias para o mercado e, agora, seu laboratório de pesquisas em inteligências artificiais, o FAIR, está desenvolvendo um sistema para ensinar IAs a como guiar turistas por toda a cidade de Nova Iorque.

O projeto foi batizado de Talk the Walk e reúne dados turísticos sobre a cidade, traçando um mapa de rotas daquilo que os visitantes mais desejam ver. Há diversos mapas, fotos panorâmicas e diálogos reais entre humanos que guiam as inteligências artificiais no aprendizado do que é relevante e o que os turistas mais gostam de saber. A ideia, neste momento, é testar se as IAs serão capazes de guiar os viajantes sem intervenções humanas.

Por mais simples que o Talk the Walk pareça, uma vez que estamos acostumados a ver inteligências artificias serem apresentadas a esses tipos de dados para desenvolver suas competências, o sistema utilizado pelo Facebook trata-se de uma pormenorização da área chamada Aprendizagem de Linguagem Fundamentada. Ela se baseia em ensinar a uma IA a forma que nós, humanos, nos comunicamos apenas observando exemplos reais de diálogos entre pessoas. Essa, aliás, é a mesma forma que os bebês humanos utilizam para aprendizado da linguagem.

Assista Agora: Descubra o jeito certo de criar verdadeiros times de alta-performance e ter a empresa inteira focada em uma única direção.

Os planos do Facebook são de tornar suas IAs capazes de gerar dados suficientes para entender qualquer parte do mundo, não apenas a cidade de Nova Iorque. Caso tudo dê certo, em pouco tempo o FAIR pode ser capaz de desenvolver uma IA voltada para o uso turístico comercial, não importando o destino.

Fonte: Hipertextual

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.