Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Facebook quer ensinar inteligências artificiais a serem guias de turismo

Por| 12 de Julho de 2018 às 12h11

Link copiado!

Facebook quer ensinar inteligências artificiais a serem guias de turismo
Facebook quer ensinar inteligências artificiais a serem guias de turismo
Tudo sobre Facebook

O Facebook está sempre testando novas tecnologias para o mercado e, agora, seu laboratório de pesquisas em inteligências artificiais, o FAIR, está desenvolvendo um sistema para ensinar IAs a como guiar turistas por toda a cidade de Nova Iorque.

O projeto foi batizado de Talk the Walk e reúne dados turísticos sobre a cidade, traçando um mapa de rotas daquilo que os visitantes mais desejam ver. Há diversos mapas, fotos panorâmicas e diálogos reais entre humanos que guiam as inteligências artificiais no aprendizado do que é relevante e o que os turistas mais gostam de saber. A ideia, neste momento, é testar se as IAs serão capazes de guiar os viajantes sem intervenções humanas.

Por mais simples que o Talk the Walk pareça, uma vez que estamos acostumados a ver inteligências artificias serem apresentadas a esses tipos de dados para desenvolver suas competências, o sistema utilizado pelo Facebook trata-se de uma pormenorização da área chamada Aprendizagem de Linguagem Fundamentada. Ela se baseia em ensinar a uma IA a forma que nós, humanos, nos comunicamos apenas observando exemplos reais de diálogos entre pessoas. Essa, aliás, é a mesma forma que os bebês humanos utilizam para aprendizado da linguagem.

Os planos do Facebook são de tornar suas IAs capazes de gerar dados suficientes para entender qualquer parte do mundo, não apenas a cidade de Nova Iorque. Caso tudo dê certo, em pouco tempo o FAIR pode ser capaz de desenvolver uma IA voltada para o uso turístico comercial, não importando o destino.

Continua após a publicidade

Fonte: Hipertextual