Publicidade

Estudo revela melhoria na precisão das assistentes virtuais

Por| 19 de Agosto de 2019 às 09h53

Link copiado!

Loup Ventures
Loup Ventures

A Loup Ventures conduziu mais uma edição de seu estudo que avalia o desempenho das assistentes virtuais e descobriu que as três soluções mais populares da atualidade melhoraram seu desempenho. A Siri, por exemplo, foi capaz de responder corretamente a 83% das perguntas, apresentando um desempenho mais satisfatório do que a Alexa, da Amazon, mas ficando atrás do Google Assistente.

Nos testes realizados por Gene Munster e Will Thompson, cada assistente virtual foi submetida a 800 questões diferentes e tiveram as suas respostas registradas durante o processo. No fim, a Alexa conseguiu responder a 79,8% das perguntas, enquanto o Google Assistante, o “melhor aluno”, conseguiu responder a 92,9% das perguntas.

Um ponto interessante é que, em comparação com o ano passado, as três conseguiram apresentar melhorias. Em julho de 2018, Siri, Alexa e Google Assistente responderam corretamente a, respectivamente, 79%, 61% e 86% das questões.

Continua após a publicidade

A metodologia aplicada no teste envolveu cinco categorias: Local, Comércio, Navegação, Informações e Comando, de forma que todos os assistentes foram contemplados com as mesmas 800 perguntas. Os pesquisadores explicam que cada categoria foi projetada para "testar, de forma abrangente, a capacidade e a utilidade de uma assistente digital".

Ao final da bateria de testes, a Siri conseguiu apresentar resultados bastante satisfatórios nas categorias de comando, local e navegação. Inclusive, ela foi a vencedora no quesito “Comando”, mas não apresentou um bom desempenho em “informação” e “Comércio”, ficando atrás do Google Assistente. No caso do “Comando”, tanto a Siri quanto o Google Assistente superaram em muito a Alexa — em grande parte por conta do fato de eles serem integrados ao sistema operacional do aparelho.

Munster diz que, levando em consideração a evolução apresentada no desenvolvimento das assistentes virtuais, é impressionante ver como elas ainda continuam a melhorar numa taxa constante.

Continua após a publicidade

Fonte: Loup Ventures