Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

COVID-19 | IBM oferece tecnologias de IA para acelerar descoberta de tratamentos

Por| 09 de Abril de 2020 às 08h00

Link copiado!

Divulgação
Divulgação
Tudo sobre IBM

A IBM disponibilizou diferentes recursos novos e gratuitos para ajudar pesquisadores de saúde, médicos e cientistas de todo o mundo para acelerar a descoberta de medicamentos para a COVID-19: desde a coleta de informações até a aplicação das mais recentes informações genômicas sobre o vírus e identificação de potenciais metas para tratamentos, para criar novos candidatos a moléculas de drogas.

Apesar de alguns dos recursos ainda estarem em fase exploratória, a IBM está disponibilizando as ferramentas para pesquisadores qualificados e sem nenhum custo. Entre as tecnologias está um recurso de pesquisa de IA baseado em nuvem que foi treinado em um corpus de milhares de artigos científicos contidos no conjunto de dados de pesquisa aberta COVID-19 - COVID-19 Open Research Dataset (CORD-19), preparado pela Casa Branca e por uma coalizão de grupos de pesquisa e bancos de dados licenciados do DrugBank, Clinicaltrials.gov e GenBank.

Essa ferramenta usa IA e permite que os pesquisadores façam consultas específicas nas coleções de documentos e extraiam rapidamente o conhecimento crítico da COVID-19. Para saber mais e solicitar acesso, clique aqui. Vale lembrar que o acesso a esse recurso será concedido apenas a pesquisadores qualificados.

Tratamentos

Continua após a publicidade

O processo tradicional de descoberta de medicamentos passa por uma biblioteca de compostos que são rastreados, aprimorados e testados para determinar a segurança e a eficácia. Ao lidar com novos patógenos como o SARS-CoV-2, existe o potencial de aprimorar as bibliotecas de compostos com novos compostos adicionais. Para ajudar a atender a essa necessidade, a IBM Research criou recentemente uma nova metodologia de IA generativa que pode identificar rapidamente novos peptídeos, proteínas, candidatos a medicamentos e materiais.

A tecnologia de IA foi aplicada contra três alvos da COVID-19 para identificar 3 mil novas pequenas moléculas como possíveis candidatos terapêuticos à COVID-19. A IBM está liberando essas moléculas sob uma licença aberta, e os pesquisadores podem estudá-las por meio de uma nova ferramenta de exploração molecular interativa para entender suas características e relacionamento com a COVID-19 e identificar candidatos que possam ter possíveis propriedades para serem acompanhadas no desenvolvimento de medicamentos.

Para simplificar os esforços para identificar novos tratamentos para a COVID-19, também estamos disponibilizando a IBM Functional Genomics Platform gratuitamente durante a pandemia. Construído para descobrir as características moleculares nos genomas virais e bacterianos, este repositório e ferramenta de pesquisa baseada em nuvem inclui genes, proteínas e outros alvos moleculares de organismos virais e bacterianos sequenciados em um só lugar com conexões pré-computadas para ajudar a acelerar a descoberta dos alvos moleculares necessários para a criação de medicamentos, tratamento e desenvolvimento de testes.

Um grupo seleto de colaboradores da IBM de agências governamentais, instituições acadêmicas e outras organizações já usam essa plataforma para estudo genômico bacteriano. E agora, aqueles que trabalham na COVID-19 podem solicitar a interface da IBM Functional Genomics Platform para explorar as características genômicas do vírus. O acesso à IBM Functional Genomics Platform será priorizado para as pessoas que estão conduzindo pesquisa relacionada à COVID-19. Para saber mais detalhes e solicitar acesso, clique aqui.

Continua após a publicidade

Informações sobre medicamantos e doença

Os médicos e profissionais de saúde nas linhas de frente do atendimento também terão acesso gratuito a centenas de materiais curados e baseados em evidência sobre a COVID-19 e conteúdo de doenças infecciosas da IBM Micromedex e EBSCO DynaMed. Usando essas duas soluções avançadas de suporte à decisão, os usuários terão acesso a informações sobre medicamentos e doenças em uma pesquisa única e abrangente. Os médicos também podem fornecer aos pacientes folhetos educativos simples, com informações médicas práticas e relevantes.

O IBM Micromedex é um dos maiores bancos de dados on-line de referência para informações sobre medicamentos e é usado por mais de 4,5 mil hospitais e sistemas de saúde em todo o mundo. O EBSCO DynaMed fornece conteúdo clínico, incluindo revisões sistemáticas da literatura em 28 especialidades para tópicos abrangentes sobre doenças, condições de saúde e descobertas anormais, para temas altamente focados em avaliação, diagnóstico diferencial e gerenciamento.

A comunidade científica está trabalhando duro para fazer novas descobertas relevantes para o tratamento da COVID-19, e esperamos que o lançamento dessas novas ferramentas ajude a acelerar esse esforço global. Este trabalho também descreve nossa visão de longo prazo para o futuro da descoberta acelerada, onde grupos multidisciplinares de cientistas e médicos trabalham juntos para criar novas terapias de forma rápida e efetiva, auxiliadas por novas tecnologias com IA.