Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

China deve ser mais relevante que EUA em pesquisas com IA já em 2020

Por| 15 de Março de 2019 às 07h26

Link copiado!

China deve ser mais relevante que EUA em pesquisas com IA já em 2020
China deve ser mais relevante que EUA em pesquisas com IA já em 2020

A China está prestes a passar os Estados Unidos em pesquisas relacionadas à inteligência artificial. A afirmação é baseada em estudo publicado no Medium por pesquisadores do Allen Institute for Artificial Intelligence que mostra que a China já passou os Estados Unidos em número pesquisas publicadas sobre o assunto, sendo que vai dominar a lista dos 10% principais artigos em breve.

Isso faz parte de um programa do país asiático anunciado em 2017 exatamente com o intuito de transformar a região na líder do setor de inteligência artificial até 2030. Segundo Field Cady e Oren Etzioni, que assinam o texto, a pesquisa buscava entender o cenário de publicação para mensurar o trabalho deste programa.

O grupo analisou trabalhos buscando por temas-chaves em cada um dos locais desde 1980 para mostrar a parcela de participação de ambos países. Segundo os dados, a China passou os Estados Unidos em números absolutos de pesquisa já em 2006: de 5 mil publicações em 1985 o país saltou para 143 mil em 2018.

Continua após a publicidade

Porém, a ideia em dizer que o país asiático vai dominar o setor não é meramente quantitativa. Os pesquisadores criaram um ranking com todos os trabalhos e notaram que entre os 10% mais relevantes a parcela de participação norte-americana caiu de 47% em 1982 para 29% no ano passado. Em contrapartida, os chineses passaram de zero para 26,5% do total.

Nisso, os pesquisadores também conseguiram criar uma tendência, colocando que a China deva passar os Estados Unidos nos 10% trabalhos mais relevantes já em 2020, 10 anos antes do planejado por Pequim.

Na parcela de 1% mais relevantes, ainda, a estimativa é de que os trabalhos chineses superem os americanos em 2025.

Continua após a publicidade

A pesquisa também reconhece alguns problemas, como o fato de que classificar um trabalho como sendo de um país A ou B pode ser difícil por conta de colaboração entre pesquisadores.

Fonte: Medium