Publicidade

Apple revela avanços em detecção de obstáculos para carros autônomos

Por| 22 de Novembro de 2017 às 12h07

Link copiado!

Apple revela avanços em detecção de obstáculos para carros autônomos
Apple revela avanços em detecção de obstáculos para carros autônomos
Tudo sobre Apple

Um trabalho publicado na última semana por dois pesquisadores da Apple mostrou o que representa um dos poucos olhares sobre o que a companhia está fazendo no setor de carros autônomos. Liberado por Yin Zhou e Oncel Tuzel, engenheiros de machine learning e inteligência artificial da companhia, o relatório demonstra como o desenvolvimento de um software de análise de imagens tridimensionais melhorou consideravelmente a detecção de obstáculos pelos veículos.

Trata-se da expansão de uma tecnologia que já existe hoje, a do LiDAR, que utiliza luz e lasers para calcular distâncias a partir da iluminação refletida. A medida do tempo de emissão em relação à sua recepção é usada para a detecção de formas e, no caso dos veículos autônomos, localização de obstáculos como pedestres, postes, outros veículos e qualquer tipo de elemento que esteja pelo caminho.

O trabalho de Zhou e Tuzel expande essa tecnologia ao utilizar uma arquitetura de software que divide a imagem recebida em voxels – pixels tridimensionais, com volume, em uma definição simples. A partir de uma ferramenta de processamento, esses dados são analisados e transformados em elementos detectados, tornando a localização de obstáculos mais precisa e rápida.

Trata-se de um sistema ainda experimental, sem testes realizados no mundo real. Entretanto, os pesquisadores afirmam que os resultados de laboratório foram superiores aos de LiDARes convencionais “por uma grande margem”. Além disso, os estudiosos apontam que o uso de informações tridimensionais sobre o que está no caminho melhorou a detecção de pedestres, ciclistas, animais e outros.

Continua após a publicidade

Os sistemas de detecção do que está pelo caminho são a grande chave para a aplicação de carros autônomos no mundo real, sendo essencial para garantir a segurança não apenas dos ocupantes do veículo, como também daqueles que estão em seu caminho. São, também, a grande barreira e temor das autoridades em relação a essa liberação, que ainda tem acontecido de forma modesta.

A Apple, entretanto, é uma das diversas empresas que possuem autorização para testar veículos autônomos em vias públicas do estado americano da Califórnia. Além disso, a companhia também faz experimentos com transportes públicos de curta distância, atuando em caminhos próximos aos de seu campus em Cupertino.

Entretanto, assim como normalmente acontece com qualquer outro tipo de desenvolvimento por parte da Maçã, ela também gosta de manter o segredo em relação a isso. No caso das tecnologias VoxelNet, a ideia é continuar divulgando os achados, até como uma medida de levar a tecnologia adiante. Por outro lado, ainda deve levar algum tempo até que a empresa comece a falar sobre o assunto de maneira mais direta e focada no público.

Fonte: Cornell University Library