Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Algoritmos podem influenciar decisões políticas e românticas, diz estudo

Por| Editado por Luciana Zaramela | 21 de Maio de 2021 às 08h30

Link copiado!

Algoritmos podem influenciar decisões políticas e românticas, diz estudo
Algoritmos podem influenciar decisões políticas e românticas, diz estudo

Novos estudos realizados com inteligência artificial, realizados por pesquisadores da Universidade de Deusto, na Espanha, trouxeram uma resposta interessante: algoritmos são capazes de influenciar nas preferências políticas e românticas das pessoas. 

A pesquisa foi conduzida para testar a influência dos algoritmos de inteligência artificial em diferentes contextos, contando com participantes que interagiram com algoritmos que promoviam fotos fictícias de candidatos políticos ou de encontros românticos. Então, os voluntários foram questionados para indicar em quem eles votariam ou para quem enviariam uma mensagem. Os algoritmos promoveram alguns candidatos com mais intensidade que outros, seja de forma explícita ou sutil, mostrando algumas fotos com mais frequência.

Continua após a publicidade

Com isso, os testes acabaram revelando que, de fato, os algoritmos possuem uma influência significativa na decisão de participantes na hora de votar ou mandar mensagem para alguém. Os pesquisadores explicam que, na questão política, a manipulação explícita é significativa na influência de decisões, enquanto a influência disfarçada é menos eficaz. Na questão romântica, os resultados são opostos. 

O estudo acredita que os resultados do experimento podem refletir na preferência das pessoas por conselhos humanos explícitos quando os assuntos em questão são subjetivos, como encontros amorosos, enquanto preferem conselhos algorítmicos quando o assunto é política. 

Com os resultados da pesquisa, os autores também dizem apoiar iniciativas que procuram aumentar a confiança pela inteligência artificial, afirmando que novas pesquisas públicas são necessárias para entender a vulnerabilidade humana aos algoritmos.

Fonte: EurekAlert