Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Xiaomi revela gadget capaz de controlar equipamentos com a força do pensamento

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 03 de Agosto de 2022 às 18h18

Link copiado!

Reprodução/Xiaomi
Reprodução/Xiaomi
Tudo sobre Xiaomi

A Xiaomi revelou em sua página oficial do Weibo um dispositivo vestível capaz de controlar mentalmente outros equipamentos eletrônicos. Batizado de MiGu Xiaomi Headband, o gadget é uma faixa de cabeça que também pode ser usada para monitorar a fadiga de motoristas ao dirigir por meio de ondas cerebrais.

Segundo a fabricante, a tecnologia inovadora permite que as pessoas desfrutem de uma vida cercada de produtos inteligentes de maneira mais conveniente e com uma interação muito mais próxima do natural. A ideia é que os usuários possam se comunicar com os aparelhos usando apenas a “força do pensamento”.

“Existem três pontos na MiGu Headband que podem obter sinais elétricos. Usando a diferença de potencial entre esses pontos individuais, a faixa de cabeça consegue ler de forma aproximada a eletricidade que emana do cérebro humano”, explicou a equipe de engenharia envolvida no projeto.

Continua após a publicidade

Poder da mente

A MiGu Xiaomi Headband utiliza um sistema de aprendizagem de máquina inteligente para mapear as ondas elétricas geradas pelo cérebro do usuário. Com esse sistema, segundo a empresa, é possível dar "ordens" para que outros equipamentos conectados executem determinadas funções.

Essa tecnologia permite que o gadget obtenha uma espécie de eletroencefalograma do usuário que, dependendo do estado emocional da pessoa, pode apresentar diferentes parâmetros de ondas cerebrais. Essa variação elétrica é a responsável pelo sistema que identifica o que cada equipamento eletrônico deve fazer.

Continua após a publicidade

Segundo os engenheiros da Xiaomi, para que a faixa de cabeça consiga reconhecer o que uma pessoa está pensando, eles usaram um sistema de treinamento conhecido como etiquetagem manual, que distingue cada comando a ser executado com base nas diferentes ondas cerebrais emitidas pelo usuário.

Disponibilidade e preço

A MiGu Xiaomi Headband ganhou o primeiro lugar na maratona online promovida pela empresa. Durante o evento, a Xiaomi não revelou o preço ou se o equipamento será, de fato, comercializado algum dia. Também não ficou claro se o gadget está em desenvolvimento ou é apenas um protótipo isolado.

Por enquanto, ao que tudo indica, uma faixa acoplada à cabeça capaz de controlar equipamentos com a força do pensamento parece algo mais perto de um filme de ficção científica do que de um dispositivo funcional que estará à venda em breve nas lojas da Xiaomi.