Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Vodca feita de dióxido de carbono? Isso já é realidade nos EUA

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 18 de Maio de 2022 às 17h30

Link copiado!

Reprodução/Air Company
Reprodução/Air Company

A startup Air Company, com sede em Nova York, nos Estados Unidos, está produzindo vodca feita com dióxido de carbono. A empresa transforma as emissões de CO2 — um dos principais gases responsáveis pelo efeito estufa — em um tipo de álcool potável.

Segundo seus criadores, é possível obter etanol destilado puro tendo apenas como ingredientes principais o dióxido de carbono, água e energia solar. Além da “Air Vodka”, a empresa utiliza o mesmo processo para produzir perfumes e desinfetantes para as mãos.

“Obviamente, é muito melhor para o planeta, pois estamos removendo CO2 da atmosfera direto para cada garrafa que criamos. Espero que o que estamos fazendo agora possa inspirar outras pessoas na tentativa de reverter as mudanças climáticas”, explica o CEO e cofundador da Air Company Gregory Constantine.

Continua após a publicidade

Vodca de CO2

Além de ser responsável por uma grande quantidade de emissões de dióxido de carbono, o processo de destilação do álcool à moda antiga utiliza água em excesso — cerca de 35 litros de água são necessários para fazer apenas um único litro de etanol destilado.

O sistema desenvolvido pela Air Company usa eletrólise para separar o hidrogênio e o oxigênio da água. Utilizando um reator de conversão de carbono para o CO2 capturado, é possível refinar o etanol até que ele se torne uma espécie de licor portável, que ao ser misturado com água, se transforma em vodca.

Continua após a publicidade

“O próximo passo será iniciar nossa transição de tecnologia para outros setores industriais, para podermos realmente ter um enorme impacto na escala de produção, desenvolvendo novos produtos a partir das emissões de dióxido de carbono”, acrescenta Constantine.

Quanto custa?

O preço da Air Vodka é algo que seus inventores ainda precisam melhorar. Uma garrafa de 750 ml custa nos Estados Unidos US$ 65 (aproximadamente R$ 320 na cotação atual), um valor salgado até mesmo para os padrões dos consumidores estadunidenses.

Continua após a publicidade

Além de despertar a consciência ambiental, a fabricante diz que a vodca feita com CO2 foi idealizada para servir como um “cartão de visitas” da empresa, que pretende atrair novos investimentos para o desenvolvimento de outros produtos baseados nas emissões de gases de efeito estufa como matéria-prima.

“A Air Vodka para nós é realmente uma porta de entrada para todos os outros produtos que estamos desenvolvendo e comercializando e, em seguida, para as aplicações industriais até onde nossa tecnologia de aproveitamento do dióxido de carbono possa nos levar”, encerra Gregory Constantine.