Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Tela colorida flexível é criada com uso de fibras de tecido

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 08 de Novembro de 2022 às 17h47

Link copiado!

Reprodução/HUST
Reprodução/HUST

Pesquisadores da Universidade de Ciência e Tecnologia de Huazhong (HUST), na China, desenvolveram um novo tipo de tecido termocrômico — capaz de mudar de cor conforme a temperatura — que permite exibir figuras e caracteres coloridos de forma dinâmica em tempo real.

Segundo os cientistas, esse material flexível pode ser utilizado na fabricação de equipamentos fibrosos funcionais, incluindo aparelhos para coletar energia, sensores, sistemas de memória, atuadores, condutores de eletricidade e dispositivos inteligentes de iluminação.

“As fibras que mudam de cor fornecem uma nova direção para a pesquisa de novas formas de exibir informações, proporcionando uma interação humano-computador muito mais eficiente devido à sua extensibilidade e programabilidade”, explica o professor de engenharia de materiais Guangming Tao, autor principal do estudo.

Continua após a publicidade

Tecido termocrômico

As fibras que mudam de cor podem fornecer diversas funções para dispositivos vestíveis inteligentes, como a implementação de novas telas flexíveis entrelaçadas em tecido, capazes de exibir informações de maneria mais barata e eficiente do que os painéis de cristal líquido.

Utilizando uma combinação de diferentes microcápsulas termocrômicas e um processo de fiação úmida, os pesquisadores produziram fibras extremamente flexíveis que conseguem mudar de cor de forma abundante e reversível, podendo ser observadas em temperatura ambiente e a olho nu.

Continua após a publicidade

“Além disso, nossas fibras termocrômicas são muito duráveis, preservando todas as suas funcionalidades após mais de 8 mil ciclos térmicos. Outra vantagem, é que elas podem ser fabricadas em larga escala e implantadas em diversos tecidos já disponíveis no mercado”, acrescenta Tao.

Tela de tecido

Para demonstrar a eficácia das fibras, os cientistas criaram uma tela colorida de tecido, contendo um código QR capaz de mudar de cor. Durante os testes realizados em laboratório, o display fibroso conseguiu exibir e reconhecer as informações contidas no código de forma quase instantânea.

Continua após a publicidade

Segundo os cientistas, isso prova que dispositivos feitos com fibras termodinâmicas podem ser aplicados com sucesso em sistemas de identificação ou máquinas para pagamento eletrônico, oferecendo novas possibilidades para o desenvolvimento da internet das coisas (IoT).

“No futuro, esperamos que essa abordagem possa ser utilizada também na criação de roupas inteligentes e equipamentos vestíveis, capazes de mudar de cor e de padrão instantaneamente, interagindo não apenas com os usuários, mas também com o ambiente ao redor”, encerra o professor Guangming Tao.