Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Técnica revolucionária transforma desenhos feitos à caneta em objetos 3D

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 25 de Março de 2021 às 16h55

Link copiado!

Science Advances
Science Advances

Imagine como seria legal transformar um desenho feito à mão em um brinquedo 3D. Uma equipe de pesquisadores da Coréia do Sul desenvolveu um método que permite criar objetos em terceira dimensão a partir de imagens 2D, sem a necessidade de uma impressora.

A técnica é simples. Sobre uma superfície qualquer, basta fazer um desenho à mão ou usar uma impressora convencional com uma tinta especial desenvolvida pelos cientistas. Depois é só submergir o desenho em uma solução de água com persulfato de potássio por três minutos. Quando o objeto é retirado do líquido, a representação em 3D do desenho original já está pronta.

A tinta usada para dar forma ao desenho possui duas substâncias: um composto não adesivo e outro que adere muito bem ao material. A caneta utilizada tem botões para controlar qual tinta será usada ao desenhar, por isso é possível saber qual parte vai se descolar da superfície enquanto a outra permanece grudada. Para dar sustentação à parte solta, os cientistas adicionaram micropartículas de ferro à tinta que, ao entrar em contato com o persulfato de potássio misturado à água, tornam o objeto muito mais rígido.

Continua após a publicidade

Em um mundo real, longe dos laboratórios, os pesquisadores dizem que a nova técnica pode ser aprimorada para permitir o uso na indústria de manufatura. Eles acreditam, por exemplo, que alguns produtos como brinquedos, souvenirs e gadgets possam ser impressos e enviados pelo correio, por exemplo, e ganhar formato tridimensional ao ser mergulhado na solução que ativa a transformação.

Ao transformar estruturas 2D simples em objetos 3D mais complexos, o objetivo é permitir que protótipos sejam criados mais rapidamente e de forma mais intuitiva, utilizando apenas as mãos e a criatividade.

Fonte: Science Advances