Publicidade

Santander adota pagamento por reconhecimento facial no Brasil

Por| 11 de Dezembro de 2017 às 14h57

Link copiado!

divulgação
divulgação

O banco Santander do Brasil, em parceria com a empresa de cartões de crédito Mastercard e a varejista online Dafiti, quer instaurar tecnologia de reconhecimento biométrico facial para o público brasileiro. A tecnologia que a instituição planeja adotar para aumentar a segurança das suas transações bancárias e pagamentos online é a Identity Check Mobile, que já é usada em outros 14 países e deve chegar ao Brasil até abril de 2018.

Em agosto, foram feitos testes utilizando a ferramenta com funcionários do próprio Santander, e em novembro o banco expandiu os testes ao liberar a tecnologia para 120 mil dos seus clientes. O critério de escolha foram clientes que já tinham feito compras com a Dafiti, uma vez que as empresas desenvolvem uma parceria. 

A Mastercard também está desenvolvendo um projeto piloto usando a Identity Check Mobile. Segundo o vice-presidente de desenvolvimento de negócios da gigante do crédito, Paulo Frossard, além do público brasileiro, o México também deverá receber inovações para pagamentos utilizando a biometria facial. Ainda de acordo com o vice-presidente, o cadastro dos dados biométricos será feito diretamente pelo aplicativo da Mastercard, disponível para Android e iOS.

Entretanto, preocupado com a segurança dos usuários, Frossard explica que haverá uma etapa de autorização do banco e que a tecnologia também validará o aparelho smartphone que será usado para fazer as transações.

Continua após a publicidade

Fonte: Reuters