Publicidade

Respostas para o Amanhã | Samsung abre inscrições para projetos sustentáveis

Por| 11 de Março de 2020 às 08h40

Link copiado!

Respostas para o Amanhã | Samsung abre inscrições para projetos sustentáveis
Respostas para o Amanhã | Samsung abre inscrições para projetos sustentáveis
Tudo sobre Samsung

Na terça-feira (10), a Samsung deu início ao período de inscrições para professores de escolas públicas brasileiras do Ensino Médio que estejam interessados em participar da sétima edição do Prêmio Respostas para o Amanhã, cuja premissa é estimular soluções voltadas à sustentabilidade e fomentar o aprendizado nas áreas STEM (em inglês, sigla para Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática). Para se inscrever, basta acessar o site da premiação.

Iniciativa de cidadania corporativa da Samsung, o prêmio faz parte do conjunto de projetos capitaneado pela visão global da marca "Together for Tomorrow! Enabling People", que busca capacitar futuras gerações para alcançarem seu pleno potencial por meio da educação. Basicamente, alinhado às competências e habilidades previstas na BNCC (Base Nacional Comum Curricular), o prêmio desafia professores e estudantes a mostrarem como aplicar a abordagem STEM na criação de soluções inovadoras para problemas reais, sejam locais ou globais.

Criado em 2014, o Prêmio Respostas para o Amanhã tem coordenação do CENPEC Educação. Desde sua primeira edição, a premiação já recebeu mais de 6,6 mil inscrições e teve mais de 4 mil escolas participantes, envolvendo 14 mil professores e 161 mil estudantes. Além disso, conta com uma rede de parceiros, como a representação no Brasil da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), da Rede Latino-Americana pela Educação (Reduca), e da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), além do apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).

Continua após a publicidade

Na edição passada, pela primeira vez na história do programa, uma mesma cidade (Cascavel, no interior do Ceará) teve duas das três escolas vencedoras do Respostas para o Amanhã. Os estudantes da EEMTI Marconi Coelho Reis ganharam com o projeto “Desenvolvimento de biofilme a partir da Psidium guajava (folha da goiabeira) para aplicações diversas”. A solução consiste no tratamento de queimaduras ou lesões na pele, demonstrando na prática as eficácias do produto.

Na segunda colocação, os alunos da EEM Ronaldo Caminha Barbosa trabalharam no projeto “AGRI+”, criado para o combate à escassez de água e melhorando a agricultura com polímeros sustentáveis. Mostrando todo o potencial social do prêmio, a ideia para a solução surgiu depois que os alunos perceberam que as hortas plantadas na região não se desenvolviam adequadamente, em razão do solo salino e seco. Foi de Franca, no interior de São Paulo, que foi escolhido o terceiro representante. Alunos da EE Angelo Scarabucci desenvolveram capacetes a partir de materiais descartados usados na fabricação de calçados.