Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Red Bull divulga projetos que serão impulsionados em sua residência hacker

Por| 17 de Julho de 2019 às 09h20

Link copiado!

RedBull
RedBull

Cinco projetos de tecnologia com foco em impacto social foram selecionados para a nova edição da Red Bull Basement, residência hacker da empresa austríaca. De de 13 julho a 7 setembro, os novos participantes terão acesso a um espaço maker com máquinas e ferramentas, além da consultoria de especialistas para o desenvolvimento de suas ideias e uma ajuda de custo para os projetos.

Essa á a quinta edição da Red Bull Basement, que será finalizada com um festival onde os residentes terão a oportunidade de mostrar o avanço de seus projetos para o público e parceiros da RedBull. Com isso, além de divulgar seus trabalhos, eles terão a chance de ampliar suas redes de contatos.

Confira os projetos selecionados:

Cão-guia robótico | Diego Renan (Catanduva - SP) 

Continua após a publicidade

O Cão-guia robótico de Diego Renan está sendo desenvolvido para auxiliar deficientes visuais na locomoção em ambientes urbanos. Ele consiste em um sistema de baixo custo que proporcionará a um deficiente com cegueira total, ou parcial, chegar até seu ponto de destino. Tudo isso deve ser feito via comando de voz, para que seja possível detectar o lugar de destino e planejar uma rota via GPS. O objetivo durante o Basement é melhorar o produto.

Compost.ela | Julia Ries (Rio de Janeiro - RJ)

Julia Ries projetou a composteira residencial elétrica para resíduo orgânico. Ela é feita de material reciclado e possui um sistema que otimiza o processo de compostagem. O objetivo na residência é desenvolver a parte mecânica da composteira e mantê-la com baixo custo operacional.

ComuRede | Filipe Rimes (Niterói - RJ) 

Continua após a publicidade

Dispositivo que avisa sobre o abastecimento de água. Um serviço de IoT que pretende solucionar ou mitigar o problema do abastecimento hídrico irregular e escasso em comunidades, especialmente de periferia. São sensores de baixo custo, conectados por meio de uma rede mesh comunitária - ligada à internet ou não - que informa moradores por SMS quando está caindo água e registra um histórico da disponibilidade do abastecimento. O objetivo durante o Basement é focar no desenvolvimento de disparo de anúncios do dispositivo.

Organic Life | Cleiton Emboava e Juliana Silva (São Paulo - SP)

O Organic Life é um biodigestor que utiliza resíduos orgânicos para produzir biogás, adubo e fertilizante, com a possibilidade de transformá-los em energia elétrica. Na residência, o objetivo será de automatizar o ambiente de proliferação das bactérias.

Plantrix | Vitor Barão (São Paulo - SP)

Continua após a publicidade

A Plantrix é uma estufa automatizada que usa software e hardware livres para reaproximar as pessoas das plantas. Com os dados obtidos por sensores, lidos por um Arduíno, um Raspberry Pi toma decisões modulando a ativação de atuadores de temperatura, umidade, luz, pH, concentração de nutrientes e CO2, ventilação, etc. O objetivo na residência é melhorar o funcionamento da estufa e definir melhor o produto/público.