Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Radiação nuclear promete "turbinar" o sinal de Wi-Fi

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 17 de Novembro de 2021 às 10h07

Link copiado!

Rawpixel/Envato
Rawpixel/Envato

Pesquisadores da Universidade Lancaster, na Inglaterra, desenvolveram um novo tipo de rede WIi-Fi capaz de transmitir dados sem fio usando radiação nuclear. O dispositivo consegue transportar informações codificadas digitalmente, utilizando o que os cientistas chamam “nêutrons rápidos”.

Os engenheiros mediram a emissão espontânea desses nêutrons rápidos durante a transferência de dados, usando um isótopo conhecido como califórnio-252, um elemento altamente radioativo produzido em reatores nucleares. Informações como palavras e números gerados aleatoriamente foram codificadas e transmitidas para um laptop, onde foram decodificadas com sucesso.

“Demonstramos o potencial da radiação de nêutrons rápidos como meio de comunicação sem fio para aplicações onde a transmissão eletromagnética convencional é inviável ou muito limitada, devido a condições climáticas e geográficas”, explica o professor de engenharia Malcolm Joyce, autor principal do estudo.

Continua após a publicidade

Nêutrons rápidos

Nos nêutrons rápidos, a energia cinética é maior que um valor específico, geralmente 0,1 megaelétron-volt. Essa característica faz com que esses elementos se propaguem no espaço livre por distâncias maiores, interagindo com outros materiais de forma muito mais eficiente do que em sistemas de radiação eletromagnética.

Segundo os cientistas, os nêutrons rápidos utilizados nos testes têm uma vantagem enorme sobre as ondas eletromagnéticas convencionais, que se tornam significantemente enfraquecidas ao serem transmitidas através de materiais sólidos, como metais ou uma parede comum de concreto.

Continua após a publicidade

“Os nêutrons rápidos também podem ser incorporados em sistemas eletrônicos de sinais mistos para obter uma mistura entre elétrons e nêutrons. Essa abordagem pode garantir a integridade da transferência de informações, sem prejudicar o tráfego ou a qualidade da transmissão”, acrescenta Joyce.

Sinal Wi-Fi

Outro fator importante é que a utilização da radiação nuclear para transportar dados torna o processo de transmissão de informações mais eficiente, fornecendo emissões confiáveis de sinal em lugares onde é difícil criar estruturas ou caminhos para o cabeamento de internet, por exemplo.

Continua após a publicidade

Além disso, o uso de nêutrons rápidos como forma de comunicação, seria ideal em cenários mais abrangentes, em que as transmissões de dados são limitadas, como em operações de busca e resgate ou em regiões de difícil acesso — nesses locais, sinais de Wi-Fi tendem a ser escassos com uma cobertura desigual.

“Sabemos que efeitos radiobiológicos importantes podem resultar da exposição à radiação de nêutrons. No entanto, a transmissão que conseguimos em laboratório foi alcançada dentro das restrições regulatórias e com baixos níveis de radiação, o que torna essa técnica de transmissão razoavelmente praticável e segura”, encerra Malcolm Joyce.

Fonte: Lancaster University