Plataforma ajuda no preparo e entrega da declaração de IR pelo smartphone

Por Rui Maciel | 16 de Fevereiro de 2021 às 18h15
Divulgação / EY

A EY, empresa global especializada em serviços de Auditoria, Consultoria, Impostos, Estratégia e Transações, anunciou nesta terça-feira (16) o lançamento do EY TaxChat, uma plataforma digital para smartphones e tablets, que oferece suporte à declaração do Imposto de Renda Pessoa Física. É o primeiro aplicativo voltado à declaração de impostos e o primeiro serviço da EY direcionado ao consumidor final.

Segundo a EY, o objetivo da plataforma é tornar o processo de declaração do Imposto de Renda mais simples, rápido e confiável. O aplicativo conecta contribuintes pessoas físicas aos profissionais da EY especialistas em tributação. Eles poderão ajudar o usuário a evitar os erros e complicações comuns nesse procedimento.

A EY afirma que o aplicativo é capaz de receber toda a documentação necessária em formato digital e elaborar e entregar a declaração em um ambiente 100% online. O EY-TaxChat™ já está disponível nos Estados Unidos, no Canadá, no Reino Unido e na Austrália.

Já no Brasil, dado o tamanho do mercado e a complexidade do tema, a expectativa é que a ferramenta ajude a minimizar erros no preenchimento das declarações. Em 2020, 34 milhões de contribuintes brasileiros entregaram a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física e, segundo dados da EY, 60% deste público o fez por conta própria, sem o apoio de especialistas, correndo o risco de cometer enganos por desconhecimento ou de não aproveitarem todas as deduções ou cenários mais vantajosos possíveis.

Tela do EY Tax Chat: processo de declaração do IR pode ser feito direto no smartphpne (Imagem: Divulgação EY)

Segundo Tatiana da Ponte, sócia líder do Digital Foundry da EY, área responsável pela implementação do EY TaxChat no Brasil, a ideia é fazer com que as pessoas eliminem qualquer tipo de dificuldade no processo e tenham o apoio dos especialistas da empresa:

"O contribuinte precisará apenas enviar digitalmente a documentação necessária para munir a ferramenta das informações. Não há necessidade de encontros presenciais com especialistas ou de manipular papeis. A grande vantagem é que tudo passa a ser feito de um jeito mais simples e virtual".

O EY TaxChat está disponível nas versões Android e iOS  e em versão Windows. O prazo para registro na plataforma se encerra no dia 25 de abril, para ser possível entregar a declaração dentro do cronograma estabelecido pelo governo brasileiro, mas a EY fornece descontos para os cadastros realizados até 28 de fevereiro. O serviço custa a partir de R$ 250.

Segurança dos dados

A EY destaca que para garantir a segurança dos dados e dos documentos, o EY TaxChat faz uso de diversos protocolos de criptografia. Além disso, há uma uma equipe de tecnologia preparada para que a proteção ocorra em todos os momentos do processo.

Após a entrega da declaração, os usuários receberão um alerta informando os procedimentos para realizar o pagamento mediante cartão de crédito. A partir daí, será enviado um rascunho da declaração do Imposto de Renda para fins de revisão.

O serviço estará disponível durante todo o ano, mesmo após o fim do prazo para a entrega da declaração, no dia 30 de abril. Isso para permitir o envio de retificações; cálculos mensais (carnê-leão sobre alugueis; renda variável ou ganho de capitais na venda de bens); ou até mesmo armazenamento das informações em tempo real, à medida em que forem sendo recebidas, para que na época do imposto grande parte da documentação já esteja disponível.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.