Pesquisadores criam bateria biodegradável à base de papel

Por Patrícia Gnipper | 08 de Agosto de 2018 às 18h41

Já imaginou se o futuro das baterias está em um material tão simples quanto o papel? Pois bem: pesquisadores estadunidenses desenvolveram uma bateria biodegradável baseada em papel, que é ainda mais eficiente do que outras baterias anteriormente criadas usando papel como base.

Baterias à base de papel podem ser alternativas ecologicamente responsáveis para o futuro dos dispositivos eletrônicos, mas, até então, os projetos apresentados nunca mostraram baterias poderosas o suficiente para um uso prático. Mas a novidade dos pesquisadores da Binghamton University visa mudar este cenário.

"Nossa bateria de papel híbrido exibiu uma relação de custo-benefício muito maior do que todas as baterias microbianas baseadas em papel relatadas anteriormente", declarou Seokheun "Sean" Choi, professor envolvido no projeto. A biobateria usa um híbrido de polímeros de papel que dá às baterias propriedades biodegradantes, e a equipe testou a biodegradação do produto em água, obtendo sucesso.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Ainda, as estruturas de papel de polímero são leves, flexíveis e baratas, sendo que o material também permite que sejam feitas modificações de acordo com a configuração necessária. Agora, resta acompanhar os estudos para descobrir se tal bateria pode ser comercializada em larga escala.

Fonte: EurekaAlert!

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.