Publicidade

Pele eletrônica equipada com sensores se regenera quando rasgada

Por| 12 de Fevereiro de 2018 às 18h40

Link copiado!

Jianliang Xiao
Jianliang Xiao

Pesquisadores da Universidade do Colorado, nos Estados Unidos, criaram uma pele eletrônica capaz de se regenerar por conta própria quando rasgada. O estudo foi publicado na revista Sciences Advances, descrevendo o filme extremamente fino equipado com sensores capazes de medir pressão, temperatura, umidade e fluxo do ar.

Feita com três compostos misturados em uma matriz e encadernados com nanopartículas de prata, a pele eletrônica consegue recriar ligações entre os produtos químicos entre os dois lados, juntando-se novamente. E se o rasgo for muito grande, a pele pode ser embebida em uma solução específica para que seus materiais sejam reutilizados, permitindo a criação de uma nova e-skin. Essa pele pode, um dia, ser utilizada em próteses, além de robôs e tecidos inteligentes.

Essa não é a primeira pele eletrônica já criada. No Japão, pesquisadores conseguiram transformar uma camiseta em um controlador de movimentos de videogame, por exemplo, mas essa nova pele eletrônica é particularmente interessante justamente por ser reciclável. De acordo com Jianliang Xiao, professor-assistente de engenharia mecânica da Universidade, "queremos tornar os produtos eletrônicos compatíveis com o meio-ambiente".

Segundo os criadores do produto, o processo de reciclagem da pele leva cerca de 30 minutos a 60 graus Celsius, ou 10 horas na temperatura ambiente. A cicatrização, contudo, acontece ainda mais rapidamente, sendo necessária apenas meia hora para que a pele se regenere na temperatura ambiente, ou alguns minutos a 60ºC.

Continua após a publicidade

Mas, por mais promissora que a invenção pareça, ela ainda não é perfeita para ser comercializada. É que ela não é tão elástica quanto a pele humana, apesar de ser macia, mas a equipe de pesquisadores segue trabalhando para tornar o dispositivo mais escalável a ponto de ser empregado em próteses para pessoas que tiveram membros amputados.

Fonte: The Verge