NASA inciará testes com aeronave supersônica mais silenciosa

Por Eduardo Hayashi | 05 de Julho de 2018 às 15h43

Há alguns meses, noticiamos sobre um projeto da NASA envolvendo o desenvolvimento de uma aeronave capaz de reduzir o ruído produzido pelos estrondos sônicos, que são fênomenos que ocorrem quando aviões ultrapassam a velocidade do som.

A novidade é que agora a agência espacial dos EUA comunicou que iniciará em breve os testes envolvendo todas as modificações necessárias para aviões mais silenciosos, que serão conduzidos na cidade de Galveston, no Texas.

Boa parte do desafio para o sucesso desta iniciativa consiste em descobrir métodos eficazes para reduzir de forma significativa os barulhos produzidos pelos "booms sônicos". De acordo com os especialistas envolvidos no projeto, a intensidade do ruído está relacionada diretamente a dimensão e formato da aeronave.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Com a descontinuação da linha de jatos supersônicos Concorde, frequentemente relacionada a casos de estrondos sônicos muito barulhentos, a NASA optou pela utilização do caça McDonnell Douglas F/A-18 Hornet para realizar os testes. E durante a experiência, a agência contará com a participação de voluntários para obter dados a respeito do barulho produzido pelas aeronaves, possibilitando assim uma comparação entre os resultados obtidos antes e após a implementação na nova tecnologia.

Caso os resultados primários da operação envolvendo a eficácia e segurança do novo método sejam positivos, a agência espacial americana possui planos para a realização de voos ultrassônicos em comunidades selecionadas a partir de 2020.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.