Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

NASA fará testes de sistema de controle de trânsito por drones

Por| 20 de Fevereiro de 2019 às 19h20

Link copiado!

NASA
NASA
Tudo sobre NASA

A NASA anunciou que está entrando na etapa final dos testes de um sistema de controle de trânsito utilizando drones. O experimento vai acontecer nas cidades de Reno, no estado americano de Nevada, e Corpus Christi, no Texas, como forma de demonstrar tecnicamente a tecnologia e, também, entender de maneira definitiva como ele pode auxiliar no gerenciamento do tráfego.

Conduzido há quatro anos em parceria com a FAA (Administração Federal de Aviação, na sigla em inglês), os testes também servirão para ajudar na criação de normas sobre a utilização de drones em ambientes urbanos. Uma das ideias, por exemplo, é ver como os equipamentos se comportam em meio ao trânsito conturbado de horários de pico, que tipo de distração eles podem gerar na aproximação em uma situação e, principalmente, como os aparelhos não tripulados devem se comportar em meio a outros elementos urbanos e aeronaves.

A segurança, logicamente, é o principal objetivo aqui, principalmente em uma área povoada na qual quedas ou problemas de funcionamento podem gerar vítimas ou danos materiais. Dos testes, devem sair novos procedimentos de segurança a serem usados pelos controladores de drones e também novas formas de atendimento a incidentes que se aproveitem da movimentação mais veloz desse tipo de aeronave em relação a outros serviços de atendimento por solo.

O pensamento junto à indústria de carros autônomos também faz parte da pauta, com a NASA querendo estudar a aplicação de uma plataforma que permita a comunicação entre os drones e os veículos para evitar colisões e acidentes, bem como informar à rede sobre incidentes em andamento. Testes de pouso seguro para atendimento também serão realizados.

Continua após a publicidade

De acordo com a NASA, o experimento também conta com a atenção e apoio da indústria comercial de drones, que há anos trabalham com as agências em prol de um conjunto de regras que garanta a segurança, mas, ao mesmo tempo, não coíba o desenvolvimento desse mercado. Os responsáveis pelos testes estão confiantes de que caminham na direção certa para isso.

O teste será realizadoo em parceria com o Instituto de Sistemas Autônomos de Nevada e com o Centro de Excelência e Inovação de Aeronaves Não-Tripuladas Lone Star, de Corpus Christi. A ideia é que o experimento não gere mudanças no trânsito nem interdições, com os envolvidos tentando manter a situação a mais próxima possível da realidade durante os trabalhos.

Apesar de os experimentos acontecerem de forma mais direcionada na cidade de Reno, os habitantes de Las Vegas, que fica próxima ao município, também devem sentir os benefícios do novo sistema de controle de tráfego. Os testes devem acontecer entre os meses de março e agosto, com os resultados finais sendo publicados até dezembro de 2019. Já as legislações resultantes, esperam os reguladores, devem entrar em vigor em 2020.

Fonte: NASA