Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Modelo acusa empresa de criar boneca sexual sua sem autorização

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 19 de Janeiro de 2022 às 18h12

Link copiado!

Reprodução/Instagram
Reprodução/Instagram

Uma modelo israelense, com mais de um milhão de seguidores no Instagram, alega que uma empresa está vendendo bonecas sexuais inspiradas em suas feições sem a sua permissão. Yael Cohen Aris afirma que a boneca, fabricada pela Irontech, tem cabelos, óculos e características faciais muito semelhantes às dela — além de seu próprio nome, é claro.

A influenciadora já havia feito um post público sobre esse suposto uso indevido de sua imagem em julho de 2019. Na época, ela disse estar chocada com a ousadia da empresa em criar uma “sex doll” sem o seu consentimento. Segundo ela, suas imagens reais na rede social também estavam sendo usadas para promover o protótipo que depois foi colocado à venda.

Continua após a publicidade

Agora, ela fez uma nova postagem, cobrando uma atitude da Irontech: “Qualquer um de vocês já deve ter ouvido falar sobre isso, mas achei que deveria dedicar um post para aqueles que não sabem. Eu faço isso porque estou indefesa e preciso de ajuda. Quero acabar com essa história bizarra e resolver isso o mais rápido possível”, disse ela no post.

Coincidência?

A semelhança entre a boneca e a modelo é perturbadora, além do fato de usar o nome dela — que foi recentemente alterado para “Ashley” pela Irontech. O produto ainda aparece em ações de marketing utilizando óculos parecidos com os usados pela Yael e possui até uma marca de nascença sob o lábio, exatamente no mesmo local da modelo.

Continua após a publicidade

Em um comunicado à imprensa, a empresa com sede na China disse que as semelhanças entre Yael e a boneca não passam de “mera coincidência”. Segundo a Irontech, o nome do produto foi modificado para atender a um pedido da modelo, evitando que seja criada uma relação entre as duas agora ou no futuro.

“Para evitar mal-entendidos, não chamaremos mais nossa boneca de Yael e pediremos a todos os nossos parceiros que parem de usar o título Yael. Informaremos a todos os colaboradores para que interrompam o uso desse nome e das fotos relacionadas a ela”, disse um porta-voz da empresa.

O problema não é a boneca

Em uma entrevista à rede de televisão ITV da Inglaterra, a modelo afirmou que, embora não tenha problemas com a indústria de bonecas sexuais e seus derivados, o fato de ter uma delas associada ao seu nome e aparência sem autorização, é uma violação dos direitos de personalidade de alguém.

Continua após a publicidade

Apesar do desconforto causado pela Irontech, a influenciadora disse que não pretende processar a empresa por dinheiro, mas quer a marca pare de vender a boneca e abandone essa prática de usar a imagem e a fama de pessoas de verdade para promover seus produtos.

“Não se trata apenas de uma marca de beleza relacionada ao meu nome, porque bonecas sexuais ainda são apenas bonecas, mas há um limite para o quanto elas podem se parecer com um ser humano. Uma vez conectada à minha identidade, não há como desfazer essa relação”, encerra Yael Cohen Aris.

Fonte: Vice