Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Microsoft anuncia sistema capaz de rodar aplicações de IA em tempo real

Por| 23 de Agosto de 2017 às 15h34

Link copiado!

Microsoft anuncia sistema capaz de rodar aplicações de IA em tempo real
Microsoft anuncia sistema capaz de rodar aplicações de IA em tempo real
Tudo sobre Microsoft

O novo sistema da Microsoft capaz de rodar aplicações de inteligência artificial em tempo real se chama Brainwave. Anunciado nesta semana pela companhia, ele consegue processar pedidos tão rapidamente quanto os recebe, e os planos envolvem disponibilizá-lo também na nuvem Azure.

O sistema é baseado em FPGA (sigla que significa “arranjo de portas programáveis em campo”), e a Microsoft vem usando o Brainwave em todos os FPGAs instalados em seus data centers, permitindo que seus serviços suportem ainda mais rapidamente recursos em IA. Agora, a companhia de Redmond vem trabalhando a fim de oferecer o sistema para clientes por meio da nuvem Azure, mas ainda não tem uma data para que isso comece a acontecer.

"Nós desenhamos o sistema para IA em tempo real, o que significa que o sistema processa pedidos tão rapidamente quanto os recebe, com latência ultra-baixa", explicou Doug Burger, engenheiro da Microsoft. Durante a conferência Hot Chips 2017, que aconteceu em Cupertino, pesquisadores demonstraram o funcionamento de um modelo de Gated Recurrent Unit, rodando no chip de processamento Stratix 10, da Intel, a uma velocidade de 39,5 teraflops e latência de menos de 1 ms, sem operações de lotes. Isso significa que é possível que um hardware processe as informações assim que elas chegam, em tempo real, para sistemas de aprendizado de máquina.

A ideia é lidar com tarefas complexas de IA e machine learning o mais rapidamente possível, e o Brainwave promete ser ainda mais flexível do que os sistemas atuais presentes no mercado, já que usa uma engine para o processamento de rede neural dinâmica para trabalhar em diferentes frameworks de IA ao mesmo tempo.

Continua após a publicidade

Fonte: Microsoft