Já existe um elevador que se move horizontalmente, e sem cabos

Por Redação | 28.06.2017 às 07:18

Entre os desafios de se construir enormes arranha-céus nas grandes cidades está a escolha de seus elevadores, que, atualmente, se movem por meio de cabos. Nesses prédios extremamente altos, a tecnologia padrão de elevadores pode ser um problema, já que os vãos onde os elevadores são posicionados ficam cada vez mais compridos. Mas a fabricante alemã ThyssenKrupp está trabalhando em uma nova tecnologia de elevadores que se movem sem cabos e até mesmo na horizontal.

O YouTuber Tom Scott visitou as instalações de teste da companhia e conferiu de perto o novo sistema de elevadores que usam motores de indução magnética linear para se moverem. Essa é a mesma tecnologia usada nos trens maglev de alta velocidade.

Ao eliminar a necessidade de se usar cabos, reduz-se o tamanho da infraestrutura necessária para fazer os elevadores funcionarem, além de fornecer liberdade para se construir vãos de elevadores longos o quanto for necessário. Mas a grande vantagem dessa nova tecnologia é a possibilidade de se construir edifícios com elevadores horizontais, que também podem se mover entre dutos para fornecer uma rota mais rápida ao destino do passageiro.

Para garantir que os novos e modernos elevadores sejam mesmo seguros, a ponto de substituir a tecnologia que já vem sendo usada há 160 anos, a ThyssenKrupp vem realizando testes atrás de testes. Mas, por enquanto, a companhia ainda não tem previsão de quando poderá, finalmente, lançar o novo produto que impactará a construção de grandes edifícios no futuro.

Fonte: LaughingSquid