Inovação Aberta CCR — o impulso que faltava para escalar seu projeto

Inovação Aberta CCR — o impulso que faltava para escalar seu projeto

Por Redação | 13 de Outubro de 2021 às 09h36 PUBLIEDITORIAL
Divulgação / CCR

O setor de infraestrutura é um dos mais desafiadores para se atuar no Brasil, país com dimensões continentais, além de geografia e clima diversificados. Logo, construir e administrar rodovias, aeroportos, serviços de transporte, entre outros itens, exige não apenas trabalhadores qualificados, mas também investimento constante em tecnologia nas mais diversas frentes. E criar um amplo ecossistema de inovação — ágil e sempre em movimento — é essencial para a evolução de uma área que impacta a vida de dezenas de milhões de pessoas diariamente.  

E é pensando nesse cenário que o Grupo CCR, uma das maiores empresas de infraestrutura da América Latina e com foco em mobilidade urbana e humana, anunciou a abertura das inscrições para o Programa de Inovação Aberta CCR. A iniciativa é uma ponte que conectará a companhia com um ecossistema de inovação cujas soluções têm potencial revolucionar o mercado. 

O que é o Programa de Inovação Aberta CCR?

Este programa de inovação tem o objetivo de identificar startups e outras empresas que estão desenvolvendo soluções já testadas (MVP – Produto Mínimo Viável) que se adequam aos desafios propostos nas áreas de engenharia e suprimentos. Uma vez escolhidas, as empresas realizarão um projeto-piloto remunerado.

E como ocorre em todos os programas que promovem a inovação, o Programa de Inovação Aberta CCR também promoverá ideias, pensamentos, processos e pesquisas de forma aberta. Tudo para melhorar o desenvolvimento dos produtos das empresas participantes. 

Programa de Inovação Aberta CCR: amplas possibilidades de parceria

O ponto mais importante da iniciativa é que os participantes do Programa de Inovação Aberta da CCR terão a oportunidade de testar suas soluções/tecnologias com uma grande empresa, além de serem remunerados por isso, como dito anteriormente. Eles terão ainda a possibilidade de serem contratados como fornecedor ou parceiro da CCR sem a necessidade de ceder uma participação da companhia escolhida (equity do negócio). 

Sem contar o capital intelectual, ou seja, conexão com profissionais especialistas e qualificados do setor, possibilitando a troca de conhecimento e aprendizado prático, com os resultados obtidos num ambiente real de validação.

Programa de Inovação Aberta CCR: quais as soluções buscadas?

Para esta edição do Programa de Inovação Aberta CCR, o grupo busca soluções e tecnologias focadas em três frentes: Monitoramento de Ativos, Tecnologia de Pavimento e Gestão de Fornecedores. 

Para a área de Monitoramento de Ativos, a companhia procura soluções que otimizem e digitalizem o monitoramento e planejamento das manutenções em ativos como pontes, viadutos, passarelas, dispositivos de drenagem, terraplenos, contenções, sinalização vertical e horizontal, elementos de segurança viária, edificações, estações de trem e metrô (salas operacionais, plataformas, salas técnicas e acessos).

A CCR quer projetos que possam garantir a qualidade dos seus ativos através da identificação mais eficiente e preditiva  dos pontos de recuperação. Isso inclui soluções que viabilizem uma coleta de dados automatizada e permita uma análise crítica dos dados.

Já para o setor de Tecnologia de Pavimento, as soluções buscadas pela CCR devem abranger ao menos cinco pontos essenciais: 1) Garantir a qualidade do pavimento, desde sua composição, execução e manutenção; 2) Reutilização do material fresado 3) Ter um processo executivo ágil e bem delineado 4) Promover novos insumos e misturas 5) Garantir espessura e quantidade das camadas. 

Os projetos desejados pela CCR devem ainda reduzir os custos relativos à recuperação do pavimento, garantindo o atendimento às normas de qualidade, além de promover uma maior vida útil a estas intervenções.

Por fim, o Programa de Inovação Aberta CCR também busca soluções na área de Gestão de Fornecedores. A companhia procura projetos que potencializem o monitoramento, administração e avaliação de fornecedores durante a vigência de contratos.

O objetivo é fazer esse gerenciamento de maneira mais eficiente, para avaliação de performance e registro do histórico de prestação de serviço. Isso deve ocorrer através do entendimento da qualidade de entrega dos contratos durante o projeto. Viabilizar a comunicação e a coleta de dados de forma constante e acessível também são essenciais nessas soluções. 

Programa de Inovação Aberta CCR: etapas & cronograma

Confira abaixo as datas de cada etapa do Programa de Inovação Aberta da CCR:

  • 27/09: Abertura das inscrições para o programa

  • 18/10: Realização de webinar/início: 18h
  • 22/10: Fim das inscrições para o programa 

  • 29/10: Divulgação dos participantes 

  • 08/11: Pitch Day 

  • 12/11: Divulgação das soluções selecionadas para o Piloto 

  • 19/11: Início dos Pilotos

A página especial do Programa de Inovação Aberta CCR também traz um FAQ (localizado no menu superior, no topo do site), que responde as principais dúvidas trazidas pelos participantes, além do regulamento completo. Clique aqui para acessá-la

Pois muito bem! Preparado para inovar e revolucionar o mercado de mobilidade? Então participe do Programa de Inovação Aberta CCR. Faça sua inscrição acessando a página especial da iniciativa clicando aqui e coloque a sua startup para fazer história!  

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.