Publicidade

Huawei divulga Global Industry Vision, estudo que prevê megatendências para 2025

Por| 22 de Agosto de 2019 às 22h30

Link copiado!

Huawei divulga Global Industry Vision, estudo que prevê megatendências para 2025
Huawei divulga Global Industry Vision, estudo que prevê megatendências para 2025
Tudo sobre Huawei

Na última quarta-feira (21), a Huawei lançou o relatório Global Industry Vision (GIV), com previsões relacionadas ao desenvolvimento tecnológico e industrial até 2025. Essas previsões foram feitas com base nos dados quantitativos da própria fabricante chinesa. A primeira edição do GIV foi lançada em 2018, para servir como um guia estratégico.

"A acelerada evolução tecnológica nos permitirá chegar a cenários que somente imaginávamos em filmes de ficção científica. Estamos direcionando nossa visão para além do que vemos agora e olhando para o futuro, mudando de inovação para invenção”, analisa Julio Sgarbi, diretor de Consultoria da Huawei Brasil. E as 10 megatendências para 2025 são:

1. Viver com bots

Além de prever uma taxa de penetração global de 14% de robôs domésticos, o relatório aponta também que avanços na ciência material, Inteligência Artificial perceptual e tecnologias de rede estão sendo responsáveis pelo impulsionamento da adoção da robótica em casa e na vida pessoal.

Continua após a publicidade

2. Super visão

"Ver além da distância" é uma das principais megatendências. Isso reverbera na convergência de 5G, Realidade Virtual/Realidade Aumentada, aprendizado de máquina e outras tecnologias emergentes. A tendência também consiste na visão além da distorção, da superfície e da história, abrindo novas perspectivas para pessoas, negócios e cultura. Está previsto que a porcentagem de empresas que usam Realidade Virtual/Realidade Aumentada aumentará para 10%.

3. Zero Busca

Continua após a publicidade

Levando em consideração que o GIV prevê que 90% dos proprietários de dispositivos inteligentes usarão assistentes pessoais inteligentes, é possível apontar que, à medida em que os dispositivos direcionados por dados e com sensores integrados começam a antecipar nossas necessidades, as informações vão encontrar as pessoas. Em outras palavras, pesquisas futuras serão livres de botões, redes sociais pessoais serão criadas sem esforço e a indústria se beneficiará da “manutenção de pesquisa zero”.

4. Ruas Adaptadas

Outra previsão do relatório divulgado pela Huawei é que os sistemas inteligentes de transporte conectarão pessoas, veículos e infraestrutura. Isso significa, basicamente: congestionamento zero, resposta rápida a emergências e outras funções tornando a vida muito mais tranquila. Para justificar isso, o relatório que 15% dos veículos terão a "tecnologia conectada a tudo", via rede móvel.

5. Trabalhando com Bots

Continua após a publicidade

Uma das coisas apontadas pelo relatório é a automação inteligente. O GIV diz que bots vão assumir tarefas mais perigosas, repetitivas e de alta precisão, o que significa uma colaboração tanto para a segurança quanto para a produtividade em si. Além disso, o relatório também prevê que haverá 103 robôs na indústria para cada 10 mil funcionários.

6. Criatividade Aumentada

De acordo com a fabricante chinesa em meio às suas previsões, a Inteligência Artificial em nuvem vai ficar responsável por reduzir o custo e a barreira de entrada para a experimentação científica, inovação e arte. Como consequência, ela vai abrir uma "mina de ouro do potencial criativo que está disponível para todos". Com isso, é possível apontar que o GIV prevê que 97% das grandes empresas terão implantado Inteligência Artificial.

Continua após a publicidade

7. Comunicação sem atrito

Até o ano de 2025, a análise de Inteligência Artificial e big data vai acabar criando uma comunicação mais alinhada entre empresas e clientes, e quebrará as barreiras da linguagem. A empresa aponta que precisão, compreensão e confiança irão sustentar as comunicações futuras. Em relação a essas comunicações, o relatório traz à tona a previsão de que as empresas utilizarão 86% dos dados que produzem.

8. Economia Simbiótica

Além disso, para o ano de 2025, o relatório também prevê que todas as empresas em todos os lugares usarão a tecnologia de nuvem, e 85% dos aplicativos de negócios serão baseados em nuvem. Isso porque empresas em todo o mundo estão adotando tecnologia digital e aplicativos inteligentes em plataformas de acesso unificadas. Basicamente, quer dizer maior colaboração, compartilhamento de recursos, ecossistemas globais mais fortes e maior produtividade.

Continua após a publicidade

9. Lançamento rápido do 5G

Por sua vez, o 5G está prestes a se tornar realidade no mundo inteiro, muito mais rápido do que qualquer geração sem fio anterior, e o potencial da tecnologia para indivíduos, empresas e sociedade é enorme. Para isso, O relatório traz uma boa notícia, ou melhor, previsão: 58% da população mundial terá acesso ao 5G até o ano de 2025.

10. Governança Global Digital

Continua após a publicidade

A última previsão do relatório é que os avanços na tecnologia digital devem ser equilibrados por padrões e princípios de dados compartilhados para o uso de dados. Sendo assim, a edição atual do GIV aponta que, da atualidade até o ano de 2025, o volume anual de dados globais vai chegar a 180 ZB (1 ZB = 1 trilhão de GB).