Google garante que voz gerada por inteligência artificial é igual à humana

Por Redação | 27 de Dezembro de 2017 às 15h55

A Google vem investindo pesado em aplicações envolvendo inteligências artificiais. E uma delas, chamada Tacotron 2, converte textos em voz de maneira que o ouvinte sequer desconfie que aquela gravação foi feita por uma máquina, pois a voz, pronúncias e entonações são praticamente idênticas às humanas.

O sistema conta com redes neurais que traduzem o conteúdo escrito em um espectrograma (gráfico que organiza as ondas sonoras em uma linha do tempo). Dessa maneira, a pronúncia é praticamente perfeita, considerando vírgulas, pontos e palavras em destaque com caixa alta. Então, o resultado é analisado por um segundo sistema de IA chamado WaveNet, que traduz, enfim, o espectrograma em voz.

Se você está duvidando, é só acessar esta página da gigante no GitHub para conferir algumas amostras em áudio mostrando o potencial do Tacotron 2 com o WaveNet, que são desenvolvidos pela DeepMind, subsidiária da Alphabet.

Em breve, pode ser que o sistema chegue ao Google Assistente, tornando o assistente pessoal da gigante ainda mais "humano" – ao menos no que diz respeito à sua eloquência.

Fonte: 9to5Google

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.