Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Fundador da Uber abre fundo de investimentos para educação e geração de empregos

Por| 08 de Março de 2018 às 11h43

Link copiado!

Fundador da Uber abre fundo de investimentos para educação e geração de empregos
Fundador da Uber abre fundo de investimentos para educação e geração de empregos
Tudo sobre Uber

O fundador e ex-CEO da Uber, Travis Kalanick, anunciou nesta quarta-feira (08) o 101000, fundo de investimentos que representa sua mais nova empreitada profissional. A empresa será responsável por gerenciar seus projetos com fins lucrativos ou não com foco, principalmente, em áreas como educação e geração de empregos.

A 101000 vai focar em projetos das áreas de comércio eletrônico, desenvolvimento urbano, mercado imobiliário, inovação e investimentos em empresas de tecnologia emergentes da Índia e China. O objetivo é gerar mais empregos nessas áreas e educar jovens e adultos para que trabalhem no setor.

De acordo com o comunicado publicado por Kalanick, os trabalhos em sua nova empreitada começaram assim que ele deixou a gerência da Uber, em junho do ano passado. Reuniões com outros executivos, encontros com empreendedores e a realização de investimentos próprios levaram à criação da 101000, que ele chama de o local de crescimento de suas “ações, ideias e grandes apostas”.

Continua após a publicidade

A concentração em países como a Índia e a China, inclusive, vem sendo citada como um dos aspectos mais interessantes do projeto, tanto pelo potencial dessas economias emergentes quanto pelo histórico de Kalanick. Ambos são países em que a Uber, durante sua gestão, não teve o sucesso esperado, com direito a mais de US$ 1 bilhão em gastos anuais para competir nos territórios e, por fim, a desistência e venda de suas operações para a Didi Chuxing, uma rival do ramo de táxis e transporte por aplicativos.

Kalanick deixou a direção da Uber após um período tenso e recheado de acusações de assédio sexual, problemas com motoristas e denúncias de abuso, além do uso de táticas de mercado para minar concorrentes, escapar de reguladores e rastrear usuários. Sua saída aconteceu por pressão dos próprios acionistas, que desejavam ver uma mudança de rumos para a empresa em meio a auditorias internas e adequações.

Enquanto isso, pelo menos um dos negócios atuais da 101000 já é conhecido. Na última semana, Kalanick assumiu um posto no quadro de diretores da Kareo, uma startup de tecnologia voltada para o mercado de saúde. A empresa americana é de Dan Rodrigues, com quem o fundador da Uber estudou na Universidade da Califórnia em Los Angeles e com quem mantém uma relação de amizade até hoje.

Fonte: Travis Kalanick (Twitter), CNN Money