Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Estudo da Thomson Reuters faz panorama sobre inovações no mercado brasileiro

Por| 12 de Dezembro de 2018 às 08h23

Link copiado!

Estudo da Thomson Reuters faz panorama sobre inovações no mercado brasileiro
Estudo da Thomson Reuters faz panorama sobre inovações no mercado brasileiro

Uma pesquisa da Thomson Reuters em parceria com a Live University ouviu cerca de 300 executivos e especialistas brasileiros sobre as expectativas do mercado em relação a adoção de soluções tecnológicas em suas áreas de atuação.

Dentre as perguntas feitas aos entrevistados, o estudo questionou quais tecnologias inovadoras pareciam mais atraentes às empresas. A Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês) foi citada por 31,3%, a blockchain por 30,9%, data science por 29,8% e inteligência artificial e aprendizado de máquina foram lembradas por 29,2% dos executivos ouvidos pela pesquisa. As criptomoedas, entretanto, não chamaram a atenção dos entrevistados: apenas 1,9% deles citaram as criptomoedas digitais.

Quando o levantamento questionou quais são as razões que levam os executivos a adotarem essas inovações tecnológicas, as mais citadas foram:

  • Aumento da eficiência do trabalho: 27%;
  • Melhorias da governança e compliance: 20%;
  • Padronização de processos: 19%;
  • Redução do risco de fraudes: 18%; e
  • Aumento da competitividade: 15%.
Continua após a publicidade

"O bloco composto por IoT, blockchain, data science, inteligência artificial e machine learning é a grande aposta da alta gestão para impulsionamento do desenvolvimento de suas empresas. Com a maior parte dos decisores otimistas quanto ao cenário mundial e confiantes de que a economia brasileira deve melhorar após as eleições, um cenário propício para implementação de novas tecnologias vai, aos poucos, se delineando", afirmou Santiago Ayerza, diretor do segmento Corporativo da Thomson Reuters para a América Latina.

O levantamento revela, ainda, que 83% dos excutivos acreditam que novas funções serão criadas nas suas áreas devido à chegada de inovações tecnológicas; 97% deles acreditam que a maneira de se trabalhar será impactada positivamente pelas novas tecnologias. Entre os entrevistados, 42% desejam buscar formas de aumentar os investimentos na área da tecnologia, enquanto 34% pretendem manter os recursos que possuem atualmente.

Quanto à adoção dessas soluções, 40% dos entrevistados afirmaram que já usam as tecnologias em seus setores de atuação ou utilizam em algumas áreas e pretendem ampliar a adoção; 15% ainda não as utilizam, mas pretendem adotar as tecnologias num futuro próximo; e 3% afirmaram não utilizar nem ter planos para implementação a curto prazo.

Entretanto, 90% dos entrevistados concordam que a adoção de tecnologias inovadoras é algo positivo para as empresas, trazendo benefícios ao mercado. O maior obstáculo, segundo os executivos, é a especialização da mão-de-obra: apenas 17% dos executivos acreditam que seus profissionais estão prontos para utilizarem as inovações.