Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Estudante cria jetpack submarino usando impressora 3D

Por| 12 de Julho de 2018 às 23h55

Link copiado!

3D Hubs
3D Hubs

Uma coisa que faz a cabeça de muita gente é o DIY, da sigla inglesa de "faça você mesmo". O estudante de design de produtos, Archie O’Brien, sempre sonhou em ter um jetpack e, então, resolveu então fazer o seu próprio usando uma impressora 3D.

A quem não está familiarizado com o termo, o jetpack é uma espécie de mochila que funciona como um foguete para impulsionar pessoas entre fluidos. Muitos são os projetos voltados para realizar esta façanha de colocar o ser humano no ar vestindo apenas uma mochila, por sinal.

O projeto do britânico, entretanto, só funciona debaixo d'água. Com um ano de desenvolvimento, ele criou o CUDA. O seu objetivo era ter um jetpack submarino, mas ele percebeu que os modelos mais baratos comercializados custam na faixa de US$ 17 mil.

Continua após a publicidade

Assim, ele criou um protótipo com 45 componentes, os quais ele produziu em uma impressora 3D e montou seu próprio kit de impulsão subaquático. O alto preço das versões originais é devido ao fato de que os jetpacks do mercado geralmente usam motores para a propulsão, o que não fica nada barato de se produzir.

Em contrapartida, o sistema de O’Brien é de fibra de carbono e utiliza baterias para se movimentar na água. Contudo, o maior desafio para a produção deste protótipo foi conseguir criar um sistema que fosse à prova d'água; afinal, a proposta era ser submerso.

Neste sentido, ele usou uma mistura de resinas epoxy para vedar o aparelho e conseguir um resultado satisfatório em resistência sem pesar muito o equipamento. Junto com o jetpack, ainda há um controle para regular a velocidade do aparelho na água, sendo que a mudança de direção fica toda a cargo de bater de braços e pernas debaixo d’água.

A proposta de O’Brien, agora, é tentar comercializar o produto, sendo que seus primeiros modelos realmente prontos devem sair somente na metade do ano que vem. No atual estágio, o CUDA demora cerca de 10 minutos para ser montado depois que as 45 peças estão prontas.

Continua após a publicidade

Fonte: 3DHubs