Publicidade

Esta casa foi toda impressa em 3D e ficou pronta em 24 horas

Por| 04 de Março de 2017 às 10h45

Link copiado!

Esta casa foi toda impressa em 3D e ficou pronta em 24 horas
Esta casa foi toda impressa em 3D e ficou pronta em 24 horas

A tecnologia vem operando milagres na vida das pessoas. E uma prova disso foi esta casa, construída em apenas 24 horas, graças a uma impressora 3D. Com um investimento de apenas US$ 10 mil, foi possível construir uma casa inteira, totalmente habitável, e economizando algo em torno de 70% do que se gastaria em uma construção convencional da mesma casa.

A peripécia aconteceu na Rússia, onde, normalmente, casas nesse padrão, feitas de alvenaria, custam cerca de US$ 33 mil. A estrutura toda possui 38 metros quadrados e, de tudo que nela existe, apenas o acabamento não foi impresso. Isso quer dizer que toda a tinta utilizada na construção, as portas e as janelas são, por assim dizer, "de verdade".

Diferente de projetos que usam tecnologia de impressão 3D para construir estruturas grandes, a Apis Cor diz que não imprime os blocos para depois colocá-los juntos e formar uma casa como se fosse de Lego. Em vez disso, a impressora desenvolvida pela empresa vai construindo a planta circular da habitação de uma só vez (1:50 do vídeo logo abaixo), o que confere mais agilidade ao processo.

O equipamento é compacto e relativamente leve, e pode ser usado para construir casas em praticamente qualquer local, até mesmo em temperaturas bem baixas, onde há neve. A tecnologia é completamente automatizada, e segundo a empresa, tudo funciona de maneira bastante intuitiva para o operador.

Continua após a publicidade

Ao final do processo, as paredes e todo o alicerce da casa têm resistência e durabilidade similares às da alvenaria comum — tanto que a construção 3D até usa uma mistura de concreto reforçada com fibra de vidro. O telhado plano e o teto também fazem parte da impressão e estão de acordo com normas de engenharia civil. Por isso, a tecnologia já está pronta para uso em larga escala e para construir vários tipos de imóveis.

Por trás de todo o projeto está a companhia Apis Cor, e seu CEO Nikita Chen-yun-tai. “Queremos mudar a percepção do público de que construção não pode ser rápida, ecológica, eficiente e confiável ao mesmo tempo”, explicou, dando uma aula de empreendedorismo e sustentabilidade.

Veja abaixo como ficou o resultado. Você moraria em uma casa como esta?

Continua após a publicidade

Fonte: The Next Web