Publicidade

Dispositivo usa câmera para transformar mesas em telas sensíveis ao toque

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 26 de Agosto de 2021 às 12h54

Link copiado!

Reprodução/NAIST
Reprodução/NAIST

Pesquisadores do Nara Institute of Science and Technology (NAIST), no Japão, descobriram como transformar mesas comuns em telas sensíveis ao toque. Eles usaram um projetor e uma câmera para reproduzir uma interface que responde ao contato dos dedos em uma superfície plana.

O dispositivo registra apenas a aproximação do toque com a mesa, eliminando a necessidade de outros equipamentos geralmente utilizados para essa função em sistemas de projeção convencionais, como sensores de profundidade especializados e fontes de luz adicionais.

“Câmeras normais observam uma situação tridimensional como um plano bidimensional. Assim, mesmo que a posição da ponta do dedo possa ser detectada, é difícil saber se ela está tocando a superfície ou pairando sobre ela. Nossa abordagem elimina esse problema sincronizando o projetor e a câmera”, explica o professor de ciência da informação Yasuhiro Mukaigawa, autor principal do estudo.

Continua após a publicidade

Mesa "touch"

Para criar a mesa “sensível ao toque”, os cientistas aproveitaram um princípio conhecido como “bloqueio de disparidade de inclinação”. Nesse sistema, o projetor que escaneia a mesa é sincronizado com a câmera para capturar apenas a região ligeiramente acima da superfície plana.

Um algoritmo de processamento de imagem criado pelos pesquisadores localiza o toque do dedo com precisão. Como a mesma fonte de luz é usada para projetar o vídeo e detectar o contato, o dispositivo consegue interpretar o ambiente e distinguir a profundidade da imagem reproduzida.

Continua após a publicidade

“O método desenvolvido no estudo pode ser usado para produzir uma tela de toque em qualquer superfície plana. No futuro, esperamos expandir esse conhecimento para incluir operações sem o contato com os dedos ou até mesmo adicionar reconhecimento de gestos”, acrescenta Mukaigawa.

Privacidade

O algoritmo de processamento de imagem é suficiente para realizar o trabalho do sensor de toque. Isso é conseguido graças a uma captura geometricamente restrita, que elimina a maior parte da desordem da cena, como a sobreposição de imagens desnecessárias que, na maioria das vezes, ultrapassam os limites das mãos.

Por utilizar apenas um projetor como fonte de luz e uma única câmera adaptada para registrar as imagens sobre uma superfície plana, os pesquisadores garantem que o sistema é incapaz de invadir a privacidade dos usuários enquanto a tela estiver sendo projetada.

Continua após a publicidade

“Nosso método tem uma vantagem para a preservação da privacidade em comparação com outros sistemas baseados em câmeras, porque esse dispositivo captura apenas a luz do espaço logo acima de uma superfície projetada, rostos humanos e outros detalhes de identificação não são registrados”, encerra o professor Mukaigawa.

Fonte: NAIST