Publicidade

Criador do site bitcoin.com vende todas suas BTCs e declara "Não tem futuro"

Por| 19 de Dezembro de 2017 às 18h34

Link copiado!

divulgação
divulgação

Emil Oldenburg, um dos fundadores de um dos principais sites de informações sobre bitcoins, o bitcoin.com, além da Safello, uma exchange sueca, fez declarações pra lá de polêmicas essa semana.

Após anunciar publicamente que ele vendeu absolutamente todas as suas unidades de bitcoins, Emil disse que a moeda virtual é inútil, não tendo qualquer futuro real no mercado, enquanto incentivava quem tivesse juízo a fazer como ele fez e se livrar das suas criptomoedas enquanto o barco ainda não afundou. Confira abaixo algumas das falas mais polêmicas de Emil Oldenburg:

"Eu diria que, atualmente, os investimentos em bitcoins são a coisa mais arriscada que você pode fazer. São de extremo alto risco".

"Eu de fato vendi todos os meus bitcoins e os substituí por bitcoin cash (BCH)".

"Quando as pessoas entenderem como o Bitcoin funciona, elcas começarão a vender suas moedas".

Continua após a publicidade

"Os entusiastas vêem os bitcoins como ouro virtual e uma experiência técnica, o que é oposto a algo que realmente tenha uma serventia".

Entretanto, há quem diga que tudo não passa de uma jogada de marketing do sueco para promover uma nova moeda digital, releitura do Bitcoin, o Bitcoin Cash, ou BCH.

A opinião de Emil Oldenburg parece se junstar ao coro de dois laureados pelo Prêmio Nobel de Economia, Robert J. Shiller (2013) e Joseph Stiglitz (2001). Para Stiglitz, as criptomoedas como um todo são uma ameaça tão significativa para a economia mainstream que deveriam ser proibidas pelos governos de todas as nações. Já para Shiller, o entusiasmo em cima dos altos valores atingidos pelos bitcoins levarão a humanidade a experimentar uma crise econômica semelhante à que ocorreu em 1929, durante a Grande Depressão. Você pode ler mais sobre a ambivalência dos especialistas em economia sobre as criptomoedas aqui.

E agora, José? Seria o bitcoin uma grande farsa e espertos são aqueles que não caíram no conto do dinheiro fácil? Ou a criptomoeda ainda é uma grande esperança em relação aos abusos financeiros, especialmente em países como o Brasil que sofre com uma elite bancária corrupta e um governo incapaz de retornar os altos impostos como serviços públicos de qualidade? Conte seu posicionamento para nós nos comentários!

Continua após a publicidade

Fonte: Business Insider