Publicidade

Carro autônomo de entregas ganha airbag externo para proteger pedestres

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 18 de Janeiro de 2022 às 17h55

Link copiado!

Reprodução/Nuro
Reprodução/Nuro

A Nuro, empresa com sede em Mountain View, na Califórnia, apresentou a terceira geração de seu veículo autônomo de entregas com uma série de melhorias, incluindo um airbag externo para pedestres. O equipamento se perece com um colchão inflado instalado na parte dianteira do carro.

Como o robozinho de quatro rodas não possui um motorista humano ao volante, nem passageiros em seu interior, a ideia é que o airbag se torne um item a mais de segurança que possa entrar em ação em caso de colisões. O bolsão de ar foi pensado e otimizado para reduzir a força do impacto e o número de lesões causadas a pedestres e ciclistas em acidentes de trânsito.

Continua após a publicidade

Segundo a startup, o novo bot autônomo com airbags externos entrará em produção ainda este ano na fábrica que está sendo construída no estado de Nevada, nos EUA. Já o motor do veículo será produzido pela BYD, empresa chinesa que é a maior fabricante de carros elétricos do mundo.

Mais segurança

Além do airbag externo, as minivans autônomas da Nuro são 20% mais estreitas do que um veículo de passeio comum. Com esse tamanho reduzido, a ideia da empresa é facilitar o compartilhamento de espaço de ruas e avenidas com ciclistas e pedestres, em grandes cidades com tráfego intenso.

Continua após a publicidade

O bot possui sensores que além de oferecer uma visão geral de 360 graus de tudo o que está acontecendo ao seu redor, também ajudam o veículo de entrega a distinguir entre folhas e um pequeno animal no caminho. Segundo a Nuro, o sistema ainda permite que o robô identifique o número de pessoas à sua frente, mesmo sob condições de nevoeiro ou neblina mais densa.

“Outro fator importante é que os sensores instalados no veículo autônomo são capazes de se limpar sozinhos, garantindo seu funcionamento com a máxima eficiência, sem depender de uma manutenção periódica ou de um operador humano para fazer esse trabalho manualmente”, explicou a empresa durante o lançamento dos novos carros.

Meio ambiente

A terceira geração de veículos da Nuro também é 100% elétrica e, portanto, não emite nenhum tipo de gases poluentes. Além disso, os novos modelos são abastecidos com energia renovável produzida em parques eólicos no Texas, podendo rodar um dia inteiro com apenas uma única carga.

Continua após a publicidade

Outra vantagem está na otimização dos robozinhos. Como não há passageiros, nem um motorista humano, todo o espaço interno é aproveitado para acomodar as entregas, que podem ser desde compras de supermercados e caixas mais pesadas, até alimentos quentes ou frios, como pizzas e produtos perecíveis.

Com esse aproveitamento maior de espaço, a empresa diz que serão necessários menos veículos para realizar as entregas, diminuindo a quantidade de unidades e, consequentemente, o trânsito em regiões densamente habitadas. Como cada carrinho pode acelerar a 72 km/h, levando até 225 kg, a ideia é que, além de seguro, o serviço de delivery também diminua o tempo de espera dos clientes.

Fonte: Medium