Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Apple quer usar imagens térmicas para ampliar visão computadorizada

Por| 21 de Setembro de 2018 às 15h22

Link copiado!

Indian Express
Indian Express
Tudo sobre Apple

A Apple registrou um novo pedido de patente junto ao United States Patent and Trademark Office, a entidade norte-americana que cuida dos registros de propriedades intelectuais no país. Segundo o pedido, a empresa está desenvolvendo um método de análise térmica para auxiliar um sistema de visão computadorizada a melhor detectar e identificar objetos em um cenário.

Citando o próprio pedido, a patente mostra um “método e sistema para determinar pelo menos uma propriedade relacionada a pelo menos parte de um ambiente real”. Trocando em miúdos: dependendo de quantos objetos estão inclusos no quadro de uma câmera antes de tirar uma foto, o foco pode acabar reduzindo ou se perdendo completamente ao tentar manter o tracking de tudo o que se destaca na imagem. A patente sugere o uso de artifícios térmicos para melhor analisar o que e onde o foco de uma câmera deve buscar.

Continua após a publicidade

A patente pedida sugere que sejam utilizadas duas câmeras — uma comum e uma térmica — que, por meio de um algoritmo, poderiam comparar a imagem comum e a assinatura de calor para determinar quais objetos merecem destaque. Pense em uma partida de futebol com jogadores de uniforme verde: a unidade térmica poderia identificá-los por serem pontos mais quentes em relação ao gramado, também verde, porém frio. Isso meio que “diria” à câmera regular onde eles estão.

A mesma tecnologia poderia ser aplicada aos automóveis autônomos, aliando análise térmica aos sensores de movimento e impacto dos carros inteligentes. A Apple ainda está trabalhando no “Project Titan”, relacionado ao setor que, hoje, é popularizado pela Tesla. Recentemente, um ex-funcionário da empresa de Elon Musk voltou a trabalhar na Apple como engenheiro automotivo.

Evidentemente, o pedido de patente não significa que teremos um iPhone que tire fotos térmicas. É costumeiro da Apple registrar diversos pedidos de patente junto aos órgãos governamentais a fim de proteger os seus projetos. Mas daí a ver uma patente virar um produto é algo mais raro.

Fonte: Apple Insider; United States Patent and Trademark Office