Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Amazon vai explorar tecnologia de refeições preparadas sem refrigeração

Por| 11 de Agosto de 2017 às 17h08

Link copiado!

Amazon vai explorar tecnologia de refeições preparadas sem refrigeração
Amazon vai explorar tecnologia de refeições preparadas sem refrigeração
Tudo sobre Amazon

O termo em inglês MRE (meal, ready-to eat, ou refeição pronta para comer) sempre foi relacionado a militares, esportistas ultrarradicais ou sobrevivencialistas, aquele grupo de pessoas que estão preparadas para tragédias ambientais ou emergências provocadas por conflitos armados.

Agora, essas refeições podem passar a outro patamar, com a entrada da Amazon nesse negócio. A empresa de Jeff Bezos está explorando maneiras de produzir MREs, mas ele não quer comida com gosto de isopor e sódio em excesso nem alimentos que sejam puro nutriente.

O objetivo da companhia é criar algo saboroso e satisfatório para consumidores comuns, em vez de soldados e trilheiros.

Continua após a publicidade

A Amazon está trabalhando com uma tecnologia inspirada na que foi projetada originalmente para os militares a fim de criar refeições prontas para consumo que não requerem refrigeração. Isso ajudaria a torná-las muito mais fáceis de gerir sob o ponto de vista de estoque e logística, já que as necessidades de armazenagem e transporte seriam muito menos complexas. 

As dificuldades da Amazon em romper o mercado de supermercados e comida fresca têm muito a ver com a questão de lidar com produtos perecíveis.

O desenvolvimento da tecnologia de refeições que não necessitam de refrigeração é também uma vantagem quando se trata dos planos da varejista na área de entrega de refeições em domicílio, um setor que está sendo estudado pela empresa.

Tecnologia preserva nutrientes

Continua após a publicidade

A tecnologia envolvida nos estudos das MREs é chamada de "esterilização térmica assistida por micro-ondas" (Mats), que consiste no aquecimento de embalagens seladas de alimentos em banhos de água de alta pressão em micro-ondas.

Essa prática ajudaria a manter o sabor original e grande parte dos nutrientes, além de eliminar bactérias e estender o prazo de validade em até um ano. 

Esse processo é desenvolvido pela 915 Labs, uma startup que está buscando a comercialização da tecnologia.

A Amazon ainda não definiu se vai oferecer esse tipo de refeição aos consumidores. Mas a empresa de Bezos revela, com essa iniciativa, como pensa em resolver, por meio da tecnologia, os principais obstáculos que está encontrando nesta área de negócios.

Continua após a publicidade

Veja como funciona a Mats:

Fonte: TechCrunch