73% dos brasileiros têm interesse em fazer compras por realidade virtual

Por Redação | 25.05.2017 às 18:30
photo_camera DepositPhotos/halfpoint

Um estudo realizado pelo centro de pesquisa Opinum, com consumidores familiarizados com a Realidade Virtual (VR), mostrou que a tecnologia tem se tornado cada vez mais popular entre os brasileiros. De acordo com as informações divulgadas, utilizar a VR para fazer compras já desejo de 73% da população.

Para o levantamento, foram entrevistadas 2004 pessoas, que reveleram números impressionantes: 85% dos participantes revelaram interesse em adquirir produtos de realidade virtual e 84% afirmaram que desejam visitar lojas fisicas utilizando o recurso.

Apesar disso, a preocupação com segurança em relação a pagamento virtual ainda faz parte do cotidiano dos brasileiros: 43% dos pesquisados afirmaram ter receio. Pensando em oferecer aos consumidores alternativas mais seguras, a Worldpay começou a desenvolver uma tecnologia que permite o pagamento utilizando cartões de crédito e débito durante a imersão em ambiente virtual. Para isso, os usuários poderão efetuar as transações através de um cartão e um terminal virtual.

A expectativa da companhia é de que as novas experiências de pagamento contribua para a popularização da realidade virtual entre os consumidores. Segundo a pesquisa, 54% dos entrevistados ainda não utilizam a VR por falta de oportunidade, 33% por conta do custo e 17% por não saberem de que forma a VR seria útil em seu dia a dia.

“Quanto mais consumidores tiverem a oportunidade de experimentar essa tecnologia, maior a chance de perceberem todos os benefícios que o VR oferece – não só relacionado à experiência de compra, mas também a outras atividades de rotina como jogando vídeo games, praticando atividades físicas, e até mesmo no ambiente de trabalho colaborativo, em que uma apresentação 3D pode ser feita em tempo real para executivos de diferentes escritórios, o que pode ser muito útil para o setor de arquitetura, por exemplo. Por essas razões, as empresas brasileiras têm um papel essencial para explorar as diversas aplicações da VR a fim de ajudá-las a se manter cada vez mais conectadas com os clientes”, explicou Juan D’Antiochia, gerente geral para América Latina na Worldpay.

Sobre o assunto, o especialista ainda afirma que as empresas poderiam usufruir da prática, facilitando a venda de seus produtos e serviços. “Os consumidores estão demandando mais inovações tecnológicas e os novos métodos de pagamento podem oferecer benefícios potenciais para cada tipo de negócio. Isso também é revelado pelo nosso estudo que mostra que 90% dos brasileiros pesquisados gostariam de ver esse tipo de tecnologia sendo usada em aplicativos do varejo. Por isso, será possível perceber se a tecnologia suporta a possibilidade de compra, à medida que mais companhias experimentam o VR/AR com o objetivo de ampliarem o engajamento com os clientes. Seja qual for o canal de vendas, isso é primordial para tornar o processo de pagamento seguro e eficiente. Uma experiência de VR imersiva, convincente e com uma simulação perfeita pode ser capaz de potencializar a capacidade de vendas de uma empresa.”