Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

TIM promete a mesma velocidade de 5G em todos os bairros de São Paulo

Por| Editado por Claudio Yuge | 04 de Agosto de 2022 às 16h20

Link copiado!

Pixabay/torstensimon
Pixabay/torstensimon
Tudo sobre TIM

A Tim comunicou nesta quinta-feira (4) que ativou seu sinal 5G na cidade de São Paulo. O anúncio ocorreu poucas horas depois da liberação da internet móvel de alta velocidade na capital paulista, porém, a operadora italiana ousou ao prometer mais do que o exigido pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

A operadora lança sua rede em São Paulo com 850 antenas ativas, com a promessa de ter mais de 1.000 sites ativos até o final de agosto. O número representa uma quantidade sete vezes maior de antenas do que o exigido pela Anatel. Com essa estrutura, a Tim afirma ter uma cobertura capaz de atender mais de 91% da população da capital paulista.

Cobertura na cidade inteira

Continua após a publicidade

Outra aposta da Tim é ser a primeira operadora a oferecer cobertura 5G Standalone em todos os 96 bairros da cidade. “Em São Paulo, realizamos alguns testes importantes para a viabilidade do 5G, e queremos oferecer ao consumidor em todas as regiões da cidade o melhor serviço e cobertura”, destaca o CEO da Tim no Brasil, Alberto Griselli.

A Tim também anunciou que deve fazer parte de projetos piloto ao lado de clientes corporativos pelo país, além de estar preparada para novas parcerias com empresas focadas em transformação digital. Durante o evento oficial de lançamento da rede, a operadora fez uma transmissão para o público interno com uma câmera 360°.

De acordo com o CMO da empresa, Paulo Esperandino, o dispositivo pode ser usado em transmissões esportivas em um futuro próximo, aumentando a imersão dos telespectadores. “Vai ser como se 10 mil pessoas estivessem sentadas no mesmo assento, cada um vai ter o seu VAR [Arbitro de Vídeo usado no futebol] particular”.

Continua após a publicidade

Segundo a Tim, mais de 2,4 milhões de clientes já possuem aparelhos compatíveis com o sinal 5G em São Paulo, e, em um primeiro momento, não haverá cobrança extra para os usuários dos planos pré e controle. Segundo Esperandino, durante a fase de implementação, esses clientes terão acesso ao 5G SA.

Trocas serão necessárias

No entanto, no futuro, esses clientes terão acesso apenas ao 5G NSA e DSS. Para acesso ao 5G SA e para a contratação de planos com o chamado Booster, será necessária a contratação de um novo plano. Atualmente, a Tim comercializa um plano 5SA com 50GB de dados e 12 meses de gratuidade após a ativação.

São Paulo, o maior mercado consumidor de internet móvel no Brasil, é a quinta capital brasileira a receber o 5G Standalone. A ativação da rede no Brasil começou pela capital federal, Brasília, no início de julho. Na semana passada, a quinta geração da internet móvel chegou em Porto Alegre (RS), Belo Horizonte (MG) e em João Pessoa (PB).

Continua após a publicidade

Com a utilização de uma faixa de frequência exclusiva de 3,5GHz, o 5G SA pode oferecer velocidades até 30 vezes maiores do que o 4G. Além da altíssima velocidade de download e upload, as vantagens do 5G incluem menor tempo de latência no envio e recebimento de dados e suporte a um maior número de dispositivos conectados a um mesmo ponto.