Sistemas hiperconvergentes serão maioria daqui a cinco anos

Por Redação | 06 de Maio de 2016 às 09h29

O mercado de Sistemas Hiperconvergentes Integrados (HCIS) terá um crescimento de 79% em 2016, atingindo a marca de US$ 2 milhões. Esse crescimento indica que, nos próximos cinco anos, o sistema de servidores hiperconvergentes vai ocupar a principal parcela do mercado. A informação é da empresa de consultoria Gartner.

Os HCIS são plataformas que armazenam e processam recursos através de diferentes softwares e com uma interface de gestão unificada. A previsão é de que os HCIS tenham a maior taxa de crescimento do mercado de sistemas integrados, alcançando aproximadamente US$ 5 bilhões, equivalentes a 24% do mercado, em 2019. Segundo analistas do Gartner, embora os sistemas integrados estejam crescendo, outros segmentos serão suprimidos pelos hiperconvergentes.

Para Andrew Butler, vice-presidente e analista da consultoria, o mercado de sistemas integrados está começando a amadurecer com mais usuários fazendo upgrades. "Estamos no ápice de uma terceira fase de sistemas integrados. Essa evolução apresenta aos líderes de operações, bem como as infraestruturas de TI, um quadro de evolução das suas implementações e arquiteturas", comenta Butler.

A primeira fase aconteceu entre 2005 e 2015 com os blade systems, já a segunda marcou a chegada de infraestruturas convergentes e o uso de HCIS em casos específicos e foi iniciada em 2010, com fim previsto para 2020. A terceira fase citada por Butler vai oferecer infraestruturas dinâmicas e que permitem diferentes composições ao permitir blocos de hardware modulares e individuais.

Apesar do alto índice de crescimento no mercado, o uso de HCIS tem sido limitado. O aumento do uso vai depender de avanços tanto de softwares como de hardwares, como redes.

Para os especialistas, a infraestrutura básica vai desaparecer e se tornar uma utilidade maleável sob o controle de inteligência de software de forma automatizada, a fim de oferecer a TI como serviço (ITaaS) para negócios, consumidores, desenvolvedores e empreendimentos.

Fonte: Gartner

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.