SAS lança nova tecnologia de análise e visualização de dados de alta performance

Por Redação | 26 de Abril de 2016 às 05h01

Apresentado durante o SAS Global Forum 2016, que aconteceu em Las Vegas na semana passada, o SAS Viya é o novo produto do SAS voltado ao mercado de Analytics e Big Data. A nova tecnologia de análise e visualização de dados de alta performance é aplicável para cloud e oferece uma plataforma unificada, aberta, simples e poderosa para a solução de desafios analíticos. Alguns clientes da SAS, previamente selecionados, receberão a oferta da solução a partir de maio, e a empresa pretende disponibilizar a plataforma a todo o mercado no terceiro trimestre de 2016.

De acordo com Randy Guard, vice-presidente executivo e CMO da companhia, as tecnologias de Analytics produzem novas oportunidades e aprimoram a experiência dos usuários, e “o SAS Viya oferece às empresas, governos e outras organizações uma arquitetura única, aberta e pronta para a nuvem”. Ele completa dizendo que a tecnologia “é fácil de usar, com escalabilidade para enfrentar todos os desafios analíticos e entregar valor em análises com as mais diferentes combinações de habilidades”.

A tecnologia é acessível com linguagens populares de programação, inicialmente com Python, Lua e Java, além de REST e APIs públicos. O SAS Viya também entrega uma plataforma multicloud para Analytics, com uma base única de códigos para assegurar ativos consistentes, reutilizáveis e adaptáveis de acordo com a evolução de infraestrutura. Guard acredita que “o SAS Viya torna Analytics acessível a todos”, e diz que o SAS quer criar uma comunidade de compartilhamento de conhecimentos. “Nossos usuários poderão contribuir com códigos, procedimentos, visualizações e serviços, além de novas ideias”, completou o executivo.

A versão de 2016 da plataforma incluirá o SAS Visual Analytics, que oferece visualização de dados e data discovery, além de elaboração de relatórios interativos e exploração de dados self-service; e o SAS Visual Statistics, que, por sua vez, oferece uma interface gráfica para o usuário e outra para modelagem e programação. Outras ferramentas inclusas serão o SAS Visual Investigator, que é um novo produto para oferecer capacidades gráficas e interativas de investigação e gerenciamento de dados; e o SAS Visual Data Mining and Machine Learning, outro produto novo criado para que cientistas de dados possam aplicar facilmente as técnicas de aprendizado de máquina e data mining para dados estruturados e não estruturados.

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.