Projeto Telecom Infra Project, do Facebook, ganha onze novos parceiros

Por Redação | 25.05.2016 às 11:39
photo_camera Divulgação

O Telecom Infra Project (TIP), projeto do Facebook que tem como objetivo construir e desenvolver infraestrutura para conexão à internet em locais mais afastados e sem cobertura, agora conta com onze novos colaboradores. Entre os novos integrantes do TIP estão as empresas Telefônica e Vodafone.

Segundo o diretor executivo da Fundação TIP, Andrew Kurtzman, os primeiros projetos serão responsáveis por resolver problemas imediatos e críticos, como oferecer acesso à internet para aquelas pessoas que se encontram em meio a apagões tecnológicos e aumentar o crescimento de tecnologias como o 5G. Para isso, três grupos de trabalho foram criados e têm como meta apoiar o desenvolvimento em campos como Acesso, Backhaul e Núcleo & Gestão.

O Facebook, fundador do projeto, se compromete a compartilhar com a iniciativa todas as tecnologias criadas e desenvolvidas em seus laboratórios. Até o momento, a plataforma já disponibilizou para o TIP o Terragraph, um sistema de fio de 60 GHz feito para transmissão de internet banda larga em áreas urbanas; e o projeto ARIES, uma estação radiobase com 96 antenas e 24 feixes de rádio simultâneos, responsáveis por amplificar a capacidade e eficiência de sistemas MIMO. O Open/R, um serviço de roteamento integrado ao Terragraph, também será utilizado.

Via: Telesintese