Multinacionais testam cabos submarinos de fibra ótica que ligam América à Ásia

Por Nathan Vieira | 03 de Outubro de 2019 às 17h30

A multinacional Angola Cables e a TM Global (braço global da Malaysia Telekom Berhad, a empresa líder em telecomunicações da Malásia) implementaram um acordo para o desenvolvimento de testes para uma rota expressa “Sul-Sul” de cabos submarinos vindos da Ásia, conectando diretamente à Africa e à América do Sul.

O objetivo é suprir as necessidades de uma rota mais eficiente para a região sul. O projeto piloto está em condução por ambas as empresas para alavancar dois sistemas de cabos: o SAFE (The South Africa Far East Cable System), que conecta a Malásia à Angola, e o SACS (South Atlantic Cable System), que conecta a Angola ao Brasil. Os resultados preliminares do projeto piloto apresentaram uma latência mais baixa se comparada com as rotas usuais, via hemisfério norte. Agora será possível que o mercado use a rota de transmissão de dados para chegar ainda mais rápido ao Oriente Médio além de Singapura, Malásia, Macal, etc.

Empresas estão testando com sucesso uma nova Rota Expresso “Sul-Sul”(cabos submarinos de fibra ótica), entre América do Sul diretamente para a Ásia

A nova rota expressa visa fornecer um caminho mais curto entre a Ásia e a América do Sul, e a expectativa é que a iniciativa transforme a transferência de dados entre países e economias, permitindo conexões mais robustas. As mais beneficiadas com a ação são as instituições financeiras, que precisam transmitir informações sensíveis de mercado e as empresas multinacionais, que necessitam compartilhar grande quantidade de dados e informações para usuários nos Estados Unidos, América Latina ou Extremo Oriente.

A Angola Cables e a TM Global acreditam que a iniciativa vai fornecer melhores alternativas para a expansão do negócio de provedores de serviço e na ampliação da acessibilidade para novos nichos de mercado. As duas empresas continuarão a explorar outras potenciais áreas de colaboração para penetração de novas oportunidades de mercado e, assim, atender clientes que buscam diversidade, rotas de alta resiliência e melhor qualidade de serviço.

Os principais focos que envolvem a TM Global são os negócios nacionais e internacionais - já que ela oferece serviços de comunicação e soluções de conectividade. Já a Angola Cables é uma multinacional de IT Solutions focada na venda de soluções para infraestruturas de Data Center, venda de Conectividade, serviços Cloud para IP providers e ISp's para o setor corporativo, com necessidades de serviços e conexões digitais.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.