Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Ministério das Cidades quer implantar sistema de smart cities em suas políticas

Por| 06 de Abril de 2016 às 12h00

Link copiado!

Ministério das Cidades quer implantar sistema de smart cities em suas políticas
Ministério das Cidades quer implantar sistema de smart cities em suas políticas

A criação de políticas urbanas tem sido assunto constante para o desenvolvimento urbano e crescimento ordenado e sustentável dentro do Ministério das Cidades.

Ana Paula Bruno, diretora do Departamento de Políticas de Acessibilidade e Planejamento Urbano, apresentou no Smart City Business Congress & Expo, em Curitiba, ações para a melhoria da qualidade de vida nas cidades. O objetivo é incorporar o conceito de smart cities, ou cidades inteligentes, nas políticas públicas já desenvolvidas pelo Ministério.

As cidades inteligentes têm como foco a sustentabilidade, visando uma sociedade integrada por meio de tecnologias da informação e da comunicação baseadas no crescimento inteligente de serviços de mobilidade, energia, saúde e educação. A ideia é que a tecnologia seja utilizada para uma boa gestão de recursos a partir da atuação do Estado.

O tema tem sido discutido em fóruns de todo o mundo e na Smart City Business Congress & Expo, que reuniu gestores públicos, CEOs de empresas de tecnologia, empreendedores e especialistas em soluções inovadoras de diversos países, os desafios para a consolidação das cidades inteligentes ficaram claros.

Continua após a publicidade

No debate, percebeu-se a necessidade de encontrar parceiros e conectá-los em rede para potencializar as suas capacidades. A partir disso, as smart cities poderão sair do plano ideal e passarão a se tornar realidade. É com o intenso envolvimento do poder público, do setor privado e da sociedade que a população poderá usufruir de um crescimento sustentável, e consequentemente saudável, nas cidades.

Sem dúvida, ver esforços no intuito de melhorar a vida da população em meio à crise política brasileira é apaziguador.

Fonte: Converge Comunicações