Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

MCTIC e Ministério da Economia registram 53 iniciativas de indústria 4.0 no país

Por| 21 de Agosto de 2019 às 13h44

Link copiado!

Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações
Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações

A Câmara Brasileira da Indústria 4.0, iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Ministério da Economia, já mapeou 53 projetos de indústria 4.0 existentes no país. A notícia foi dada pelo secretário de Empreendedorismo e Inovação do MCTIC, Paulo Alvim, que participou, nesta terça-feira (21), da 2ª reunião dos Grupos de Trabalho (GTs) do Mapeamento 4.0, braço da câmara que fez o levantamento.

O conceito de indústria 4.0, também conhecida como manufatura avançada ou quarta revolução industrial, engloba inovações no campo da automação e utiliza tecnologias como a Internet das Coisas e a computação em nuvem. O Mapeamento 4.0, elaborado pela Sempi/MCTIC em parceria com o Senai, monitora todos os cursos, capacitações, eventos, programas de apoio financeiro e gerencial, além de outras ações relacionadas ao tema da indústria 4.0.

A expectativa, segundo o secretário, é que na próxima reunião do Conselho Superior do colegiado — prevista para o dia 29 de agosto — os Grupos de Trabalho apresentem um plano de ação para a indústria 4.0 e dados mais detalhados sobre os projetos inscritos no mapeamento. “Estamos correndo atrás do prejuízo. O carro está na rua e a fila está andando. A indústria 4.0 já está acontecendo. É fundamental que a gente entre numa crescente, num modelo de escalabilidade desse processo”, destacou Alvim.

A Câmara Brasileira da Indústria 4.0 é formada por mais de 30 entidades representativas do governo, empresas e acadêmicos e vai integrar iniciativas em vigor ou que poderão ser desenvolvidas no país. Ela conta com quatro grupos de trabalho focados em apresentar soluções nos seguintes eixos: Desenvolvimento Tecnológico e Inovação; Capital Humano; Cadeias Produtivas e Desenvolvimento de Fornecedores; Regulação, Normalização Técnica e Infraestrutura.

Continua após a publicidade

Fonte: Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações