Maioria das grandes empresas investe em digitalização, mas pecam em segurança

Por Redação | 31 de Julho de 2016 às 07h45

Um estudo conduzido pela Dimensional Research a pedido da Dell revelou que 97% das grandes empresas investem na transformação digital, mas apenas 18% delas se preocupa com segurança. Os dados foram divulgados pela companhia na última segunda-feira (25).

Entre os entrevistados, 85% das empresas admitem que se a área de segurança da informação estivesse envolvida desde o início do projeto de digitalização, as questões relativas à segurança poderiam ser melhor endereçadas desde os primeiros passos.

O estudo global contou com 631 profissionais de TI em empresas com mais de mil funcionários, e também demonstrou que, apesar da maioria das grandes empresas já estar em processo de transformação digital em seus negócios (como por exemplo investindo em mobilidade, aplicações e infraestruturas de nuvem e Internet das Coisas), nem sempre os profissionais de TI reconhecem essa realidade. Dos entrevistados, somente 27% reconheceu que as companhias onde trabalham estão nesse processo, mas 72% relataram estar trabalhando em projetos de mobilidade, 68% na área de computação em nuvem e 37% já atuam no segmento de IoT.

Ao responder sobre tecnologias associadas à segurança digital, 96% dos executivos de TI que participaram da pesquisa afirmaram que essa questão é um desafio por uma série de fatores, que incluem a falta de recursos, riscos relacionados a brechas de segurança, dificuldade de balancear segurança e produtividade e falta de controle.

“A pesquisa confirma nossa percepção de que as empresas reconhecem a segurança como um fator chave no processo de transformação digital, na medida em que esse modelo expõe o negócio a novos riscos, mas nem sempre as organizações têm tido o cuidado adequado com essa questão”, afirmou Vladimir Alem, gerente de marketing de produtos de segurança da Dell para a América Latina. “Os profissionais que atuam na área de segurança da informação precisam, cada vez mais, atuar de forma estratégica para mostrar como podem ajudar as empresas nesse processo de digitalização, gerando mais resultados para o negócio, mais produtividade para os profissionais e maior índice de satisfação dos clientes, acrescentou o executivo.

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!