Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Linhas de metrô do Rio de Janeiro agora têm sinal 4G da Claro, Oi, Tim e Vivo

Por| Editado por Jones Oliveira | 04 de Março de 2021 às 23h00

Link copiado!

Divulgação/MetrôRio
Divulgação/MetrôRio

Os cariocas podem comemorar: as três linhas de metrô que compõem o sistema ferroviário subterrâneo do estado estão começando a ganhar sinal de internet 4G (LTE) de todas as operadoras que atuam em nosso país: Claro, Oi, TIM e Vivo. A novidade é fruto de uma parceria entre as provedoras e a gestora do transporte público, a MetrôRio, que, por sua vez, faz parte da holding Investimentos e Participações em Infraestrutura S/A (Invepar).

O projeto foi dividido em quatro etapas e, com as duas primeiras já entregues, quem se locomove entre as estações Uruguai e Largo do Machado (Linha 1) consegue utilizar seus planos de internet móvel normalmente em tal trecho; não apenas nas plataformas de embarque, mas também dentro dos próprios trens. A ideia é que as três linhas que compõem a rede ganhem conectividade até o final de 2021.

A terceira fase, atualmente em andamento e tem previsão de ser concluída até o mês de agosto, contempla as estações Flamengo, Botafogo, Cardeal Arcoverde, Siqueira Campos, Cantagalo e General Osório (partes das Linhas 1 e 2). Já na quarta e última etapa, serão conectadas as estações Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, e Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca. No total, serão lançados 30 quilômetros de fibra óptica para otimizar o sinal.

Continua após a publicidade

“Nosso objetivo, conjuntamente com as operadoras Claro, Oi, Tim e Vivo, é melhorar cada vez mais a experiência dos clientes. Sabemos que a conexão do celular é uma comodidade importante para todos que utilizam o transporte público”, explicou Guilherme Ramalho, presidente do MetrôRio. As obras estão sendo feitas durante o período noturno para não atrapalhar o fluxo de passageiros, pois tratam-se de intervenções complexas

A notícia também pode ser uma boa para todo o Brasil, já que o projeto carioca pode ser mais uma referência para a implantação de estruturas semelhantes em outras praças nacionais que ainda não contam com sinal 4G nos metrôs. Vale destacar que em São Paulo a conexão está disponível em quase todas as linhas, com exceção da Lilás.

Fonte: MinhaOperadora