Já pensou em escrever uma carta para seu sistema? Esses admins já...

Por Redação | 26.01.2016 às 14:20

A vida de um administrador de rede nunca é fácil. E se a infraestrutura tivesse emoção e voz, também falaria a mesma coisa. É justamente com isso que brinca uma série de slides bastante divertidos divulgados pela SolarWinds para elencar alguns dos principais desafios e problemas que os responsáveis por infraestrutura devem enfrentar em 2016.

Na medida em que cresce a necessidade por serviços conectados e disponíveis o tempo todo, aumentam também as atribuições de ambos. Quase na mesma medida, crescem também as ameaças de segurança, bem como o desconhecimento de muitos dos usuários sobre aquilo que faz com que as engrenagens continuem rodando.

O perigo constante de invasões e brechas de segurança convive lado a lado com ameaças ambientais, como raios, tempestades ou até mesmo simples infiltrações de água no data center. Equipamentos movidos para lá e para cá e dispositivos sendo removidos sem o menor cuidado também contam aqui, enquanto tudo, absolutamente tudo, depende da boa vontade de uma internet que nem sempre funciona adequadamente.

Foi para colocar tudo isso em perspectiva que a SolarWinds pediu que profissionais de TI e administradores de rede escrevessem cartas para seus sistemas, como se eles fossem pessoas de verdade. As melhores foram publicadas em forma de um slideshow que você confere logo abaixo.

Slideshow redes

Prezada Rede,

Lamento muito por todas as mudanças de configuração que terei que fazer para nos colocar em conformidade com o PCI. Sei que será um grande fardo para nós dois, e que todos os ajustes e migrações sem dúvida causarão dores de cabeça para nossos usuários finais. As pessoas ficarão muito bravas com você e podem até xingá-la por dificultar a vida delas e lhes causar lentidão. Mas lembre-se de que, na verdade, elas estão bravas comigo. Você também tem um monte de arquivos e informações secretas que as pessoas tentarão explorar para prejudicar outras pessoas. Por isso, tome cuidado. Afinal de contas, tudo o que quero é proteger você contra qualquer crítica ou dano que possa sofrer no próximo ano.

Sempre pensando em você,

Administrador de rede superprotetor

Slideshow redes

Prezada Rede,

Você causará a infelicidade de muita gente quando não atender às expectativas deles. Eles podem até ficar bravos. Tentei prever as falhas, mas como ficou demonstrado nessa última Copa do Mundo, quando vários usuários finais transmitem vídeo, você acaba falhando depois que a coisa passa do seu limite! Às vezes, não dá para agradar todo mundo. Eles não entendem os limites da largura de banda e que QoE/QoS de VoIP é mais importante do que YouTube e ESPN3. Mas, para falar a verdade… não foi sua culpa. Tive que bloquear o tráfego da Copa do Mundo porque estava prejudicando meu feed do Tour de France.

Atenciosamente,

Ex-fã do Lance Armstrong

Slideshow redes

Prezada Rede,

Sei que você trabalhou duro para nós neste último ano e fez um excelente trabalho suportando tempestades, aguentando dispositivos que foram arbitrariamente desconectados por entidades desconhecidas, sendo movida daqui para lá e de lá para cá, nunca sabendo a carga que teria que suportar e sem perder o senso de humor!

Tenho certeza de que 2016 trará mais dos mesmos desafios, mas, como costuma acontecer, esperaremos ainda mais de você este ano – cargas mais pesadas, circuitos e dispositivos adicionais, mais tempo de atividade – e tudo pelo mesmo salariozinho que você recebe hoje. Por favor, fique firme aí conosco. Saiba que você é amada e valorizada por aqueles entre nós que se importam com você.

Se trabalharmos juntos, 2016 poderá ser um ano incrível para nós dois!

Com todo o meu amor,

Conferidor de realidade

Slideshow redes

Prezada Rede,

Engraçado como ninguém menciona você 99,999% das vezes em que tem um desempenho impecável, não? Isso é que é uma tarefa ingrata. Mas não se preocupe. Eles podem reclamar de quanto você custa, mas acabam se dando conta de que a empresa iria à falência em dois dias sem você. No ano que vem, vamos trabalhar para eliminar a dependência desses MPLS “gerenciados” e serviços de Internet. Nós dois sabemos que eles já não têm mais lugar. Além disso, andei olhando os gráficos do Netflow – você é boazinha demais com essa gente! Mas não mude, não – estou do seu lado.

Atenciosamente,

O maior fã da Rede

Slideshow redes

Prezada Rede,

FECHE ESSA PORTA AGORA MESMO, OUVIU!? VOCÊ SABE MUITO BEM QUE NÃO DEVE DEIXAR ESTRANHOS CONECTAREM COISAS NAS SUAS PORTAS...

E NEM PENSE EM PISCAR PARA MIM DESSE JEITO. VOCÊ SABE QUE EU NÃO GOSTO QUANDO VOCÊ FAZ ISSO.

ESTOU AVISANDO!! PARE COM ISSO DE FICAR REINICIALIZANDO AGORA MESMO. NÃO ESTOU PARA BRINCADEIRA!

Sinto muito por gritar com você, Rede. Sei que preciso melhorar meus modos, mas às vezes simplesmente não vou com a sua cara... OK, quase sempre...

Atenciosamente,

Insatisfeito no datacenter

Slideshow redes

Minha querida, amada, estimada Rede,

Escrevo por me preocupar com seu recente crescimento não supervisionado (por exemplo, a adição de clientes sem fio ilimitados e a permissão para streaming pessoal). Você já se olhou no espelho? Isso não é nada saudável. Você precisa controlar seus acessos.

Sei que sou duro com você, mas saiba que sou grato pela melhora do seu tempo de atividade, resiliência e produtividade! Suas recompensas para este ano são mais demanda, maior taxa de transferência, mais infraestrutura crítica que depende de você, novo ACI e ISE e aplicativos NAC.

Sabemos que você dá conta – continue com o excelente trabalho!

Atenciosamente,

Profissional de TI com amor exigente

Slideshow redes

Prezada Rede,

Lamentamos que você tenha sido negligenciada todo esse tempo. No ano que vem vai ser diferente. Vamos organizar você e recuperar a sua dignidade. A situação do cabeamento será corrigida, melhoraremos o gerenciamento, garantiremos o seu backup e desempenho. Você deixará de causar constrangimento!

Consertaremos você e juntos caminharemos rumo ao futuro. Daqui a alguns anos, lembraremos desta época de nossas vidas e daremos umas boas risadas.

Considere isso uma promessa,

Desejoso de mudança

Slideshow redes

Prezada Rede,

Sei que você vem desfrutando da paz que vem de existir como um ser homogêneo, que permite que todos interajam e se comuniquem livremente. Não é que não queiramos que todos se deem bem e curtam a liberdade de explorar você, Rede, mas tudo que é bom tem um fim.

Não leve para o lado pessoal quando nós usarmos a lógica para dividir você em zonas e restringir os usuários de uma zona de interagir livremente com os de outra. Não estamos fazendo isso por maldade ou para gerar conflito. Amamos nossa Rede e queremos que você cresça e se expanda para lugares onde nunca esteve. Só queremos a sua segurança e que todos os nossos pacotes cheguem até nós (e mais ninguém).

Com amor,

Retalhador de redes

Slideshow redes

Prezada Rede,

Lamento muito pelos últimos meses. Não pude impedir que nosso ISP causasse tantas falhas. E quando tentei planejar um jeito de resolver os problemas, soube que não tínhamos orçamento para você.

Ah, e por favor não me odeie por causa daquela coisa de ponte sem fio – não foi minha ideia. Sei que foi uma tremenda dor de cabeça e que você recebeu muitos olhares de desprezo por causa dela (meio como estar fantasiado para o carnaval em pleno julho). Em 2016, terei uma solução permanente para isso. Acho que você vai gostar. E espero que goste do novo hardware para acompanhar! É mais rápido e elegante, e o ano que vem trará mais novidades – vamos dar um jeito em você. Você vai virar uma incrível supermáquina encaminhadora de pacotes!

Seu melhor amigo para sempre,

Profissional de remodelação