HPE quer que desenvolvedores criem aplicações no supercomputador "The Machine"

Por Stephanie Kohn | 02.06.2017 às 14:44 - atualizado em 05.06.2017 às 11:01

A HPE (Hewlett Packard Enterprise), divisão de servidores, armazenamento e redes, e serviços correlatos da HP, está investindo forte na decolagem do seu protótipo “The Machine”. Apresentado ao mundo em 16 de maio, o programa de pesquisa trabalha na criação do maior computador de memória única no mundo, com incríveis 160 TB de memória.

Nesta quinta-feira, 1, em evento para a imprensa, Rodrigo Guercio, diretor de soluções e tecnologia da HPE, informou que a empresa abrirá o chamado “The Machine Group”, uma comunidade online para desenvolvedores criarem aplicações e arquiteturas para o supercomputador.

“Vamos oferecer SDK e toolkits para incentivar os membros. Absolutamente todos são bem-vindos. Hoje já fazemos convênios com diversas universidades e instituições para alavancar projetos. Bons exemplos são a USP (Universidade de São Paulo), Universidade Federal de Minas Gerais, CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), Instituto Atlântico (Ceará) e Universidade Federal de Campina Grande (Paraíba)”, comenta Rodrigo.

Para se ter ideia da potência do computador, o “The Machine” pode trabalhar simultaneamente com dados que equivalem a cinco vezes o total de livros da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos, que abriga cerca de 160 milhões de obras. Com a supermáquina, a companhia prevê que será possível trabalhar com todos os registros digitais de saúde de todos os habitantes do mundo, todos os dados do Facebook, todas as viagens de veículos autônomos do Google e todos os conjuntos de dados de exploração espacial - tudo ao mesmo tempo. E ainda é possível escalar a máquina para até 4 mil Yottabytes - equivalente a 4.096 terabytes.

O executivo ressalta que com o “The Machine”, eventos como o que aconteceram por causa do vírus WannaCry poderíam ser descobertos em 15 segundos, evitando danos maiores. Para saber mais sobre a supermáquina, veja a matéria sobre o lançamento.