Gartner: Pesquisa aponta necessidade de modernização dos Data Centers

Por Redação | 21.04.2015 às 10:05

A empresa líder mundial em pesquisa e aconselhamento sobre tecnologia, Gartner Inc., realizou uma pesquisa que mostra que a estrutura e a função dos Data Centers precisam ser alteradas, caso contrário, a agilidade dos negócios e a força competitiva empresarial acabará sendo comprometida.

Isto deve acontecer devido ao surgimento de um novo mundo digital a partir do Nexus das Forças e da Internet das Coisas. O vice-presidente executivo do Gartner, Rakesh Kumar, diz que "por mais de 40 anos, os Data Centers têm sido praticamente um protagonista do ecossistema de TI".

"Apesar das mudanças na tecnologia de energia e refrigeração, e também no projeto de construção destas estruturas, as funções e os requisitos básicos dos Data Centers têm, de modo geral, permanecido constantes", comenta Rakesh.

Ele ainda afirma que "eles são centrados em altos níveis de disponibilidade e redundância, processos bem documentados para gerir a mudança, estruturas tradicionais de fornecimento e estruturas organizacionais segmentadas", e finaliza dizendo que "essa abordagem, no entanto, já não é mais apropriada para o mundo digital".

O Gartner também destaca cinco mudanças nas quais as organizações precisam desenvolver uma nova estratégia de Data Center que seja mais moderna e adequada:

  1. Fazer com que o Data Center se comporte como uma fábrica e um laboratório;
  2. Gerenciar a pressão sobre o Data Center para que ele se torne ágil e inovador;
  3. Gerenciar os diferentes tipos de risco;
  4. Tornar o Data Center parte de uma topologia híbrida e ampla;
  5. Abraçar as novas tecnologias de uma maneira diferente.

Via: Gartner